Clone do Peixe Urbano vende passe de mendigos

Site Mendigos Urbanos quer convencer pessoas a adotar moradores de rua

São Paulo – É comum ler notícias sobre negociações milionárias em que o passe dos jogadores – em especial de futebol – está em questão. Mas agora se prepare para conhecer uma nova perspectiva de compra: uma participação fictícia sobre um ou mais mendigos, como se eles fossem um bem adquirido.

Na onda das compras coletivas, o Mendigo Urbano é um clone do Peixe Urbano, site que lidera o setor no Brasil. A proposta aqui, no entanto, é reunir moradores de rua e pedir colaboação financeira para dar a eles condições de “dignidade, uma nova imagem, visibilidade e esperança”. Segundo a premissa do site, o objetivo é “ajudar o próximo” no esquema de “solidariedade coletiva”.

O que está à venda na plataforma é um kit mendigo, no valor de R$ 250. O internauta que desembolsar a totalidade recebe um certificado que o torna dono único do respectivo passe. São oferecidas cestas básicas, roupas, cortes de cabelo e outros seriços e produtos que ajudem o necessitado. Contribuições inferiores ao valor estipulado também são aceitas e a “participação no negócio” é calculada com base na porcentagem. Um ranking online indica os que mais investem o projeto.

Os mendigos Seco, Santa, Maurício e Bira estão na página principal do site e aguardam doações. Para indicar outros moradores, vá ao campo “Sugira um Mendigo” e informe o nome/alcunha, cidade onde encontrá-lo e o porquê ele merece participar do projeto.