Cielo tem novo posicionamento em campanha nada tradicional

A Cielo aposta em um mega projeto para promover seus serviços e soluções voltadas para os empreendedores

Provar que é mais que uma máquina. Este é o grande desafio da Cielo, que aposta em um mega projeto para promover seus serviços e soluções voltadas para os empreendedores.

O resultado é uma campanha 360º em que os clientes são os protagonistas, porém de uma forma nada convencional. Intitulada Empreendedores Fantásticos, a série com mais de 10 filmes retrata os diferentes perfis de clientes atendidos pela marca, como a dona de restaurante Morgana, o empresário do ramo de roupas de cama Almado, e o dono de uma loja de autopeças Frank, todos inspirados nos personagens fantásticos dos contos de terror.

Assinado pelas agências Y&R e Wunderman, o projeto posiciona a companhia como uma Máquina de ideias – nova assinatura da marca – ao apresentar o potfólio de produtos e serviços como a promoção direto na máquina, o Cielo Promo; raio-X do negócio dos clientes, o Cielo Farol; acompanhamento das vendas, através do Aplicativo Cielo; pagamento em sua própria moeda para estrangeiros, o Conversor de Moedas; resgate de prêmios com o Programa Cielo Fidelidade; e soluções de pagamento na internet com o Cielo e-Commerce, o Checkout Cielo e a Loja Virtual Cielo.

Queríamos mudar o tom da conversa e ir além do tradicional discurso usado pela nossa categoria, com uma linguagem de comunicação que, além de ser mais próxima das pessoas, as desafiasse a enxergar uma Cielo diferente, além do pagamento. Para conseguir traduzir esse momento, apostamos em um formato totalmente inovador, irreverente e arrojado, que coloca o sucesso dos ‘empreendedores fantásticos’ como protagonista da campanha, conta Duda Bastos, diretora de marketing da companhia.

Personagens fantásticos

De acordo com Jorge Iervolino, diretor de criação da Y&R, para ilustrar o potencial que os produtos e serviços da Cielo têm de alavancar o negócio de seus clientes, a agência apostou em uma linguagem lúdica, representada por personagens que são especialistas em seu ramo de atuação.

Em um dos filmes para a televisão, a dona de restaurante Morgana é uma feiticeira que destaca a força das soluções da Cielo para impulsionar seu negócio.

No outro, Frank, o dono de um posto de gasolina e de uma loja de autopeças brinca com uma montagem de carros customizados à la Frankenstein. Já Almado, um fantasma carismático, é empreendedor de uma loja de cama, mesa e banho.

Na internet, outros cinco filmes detalham as histórias dos empreendedores fantásticos e como os serviços da marca contribuem para o sucesso do negócio.

Lá, além dos três personagens já conhecidos da televisão, o público será apresentado a Gabriel, cupido dono de uma floricultura, e a Egydio, uma múmia especialista em antiguidades.

A criação da campanha foi buscar ainda inspiração nos musicais: os personagens se reúnem em um videoclipe, assinado pela agência Wunderman.

O filme vai ao ar na internet e na televisão. Nas cenas, todos os atores aparecem cantando.

Para aumentar a interação da Cielo com os comerciantes e disponibilizar todas as informações da campanha, a agência também desenvolveu um hotsite com todos os detalhes do portfólio apresentado nos filmes e criou perfis no Twitter para alguns dos personagens protagonistas.

Além disso, eles ainda vão atuar como consultores virtuais, esclarecendo eventuais dúvidas sobre os produtos e serviços da Cielo.

A Cielo está consolidando sua presença digital e esse é o grande marco. Desenvolvemos uma verdadeira plataforma de comunicação com conteúdo específico para cada canal, pensado de acordo com as características de cada um para potencializar nossos resultados, explica Caio Bamberg, diretor de atendimento da Wunderman.

Temos a fase de awareness do videoclipe, que vai impactar milhões de lojistas com uma segmentação via mídia programática, e uma entrega inteligente dos filmetes via remarketing, ampliando o entendimento de cada um dos produtos da campanha. Tudo isso para introduzir de forma lúdica e simples os produtos e serviços inovadores que colocam a Cielo à frente da concorrência, acrescenta Bamberg.

A campanha para TV foi criada por Christian Fontana, Celso Alfieri e Kleyton Mourão, com direção de criação de Jorge Iervolino.

A campanha digital tem criação de Adriano Abdalla Fernando Tomeu, Danillo Ferrari, Luis Paulo Andrade, Lucas Santos, Igor Freitas, Zé Ricardo Novoa e Camila Piagge, com direção de criação de Fernando Tomeu, Joao Paulo Martins (JP) e Paulo Sanna.

A produção é da Pródigo, com direção de cena de André Godoi nos comerciais para TV, e de Laga Villanova no videoclipe e produções para internet.