As marcas que mais gastaram com publicidade no mundo

Ranking da AdAge mostra marcas, setores e países que mais gastaram com anúncios

São Paulo – Em 2015, a P&G foi a empresa que mais gastou com publicidade no mundo. Com anúncios, a P&G gastou 10,4 bilhões de dólares.

O número é do novo estudo exclusivo da revista americana Advertising Age, que traz as 100 marcas que mais anunciaram em 2015. Ainda não há dados consolidados de 2016.

Ao todo, os 100 maiores anunciantes do mundo gastaram 240,5 bilhões de dólares.

Os Estados Unidos respondem por quase metade desse valor. 46 empresas do Top 100 são americanas. Depois, os países com mais anunciantes no ranking são Japão, Alemanha e França.

O Brasil não aparece nas 100 primeiras colocações.

O cálculo da Ad Age se baseia no total de gastos para anunciar em todos os campos: TV, mídias sociais, plataformas móveis, mídia externa etc.

Confira alguns dos números da pesquisa e o ranking dos maiores anunciantes:

Os 5 maiores anunciantes

Posição Anunciantes País-sede Gastos em 2015 (em US$)
1 Procter & Gamble Co. Estados Unidos 10,4 bi
2 Unilever Holanda/Reino Unido 8,9 bi
3 L’Oréal França 8,2 bi
4 Volkswagen Alemanha 6,6 bi
5 Comcast Co. Estados Unidos 5,9 bi

Países no top 100

Posição País Número de anunciantes Gastos totais (em US$)
1 Estados Unidos 46 115,2 bi
2 Japão 12 23,1 bi
3 Alemanha 10 28,9 bi
4 França 10 23,7 bi
5 Reino Unido 6,5 16,4 bi
6 Coreia do Sul 4 7,3 bi
7 Suíça 3 7,5 bi
8 China 3 3,0 bi
9 Holanda 1,5 6,7 bi
10 Bélgica 1 4,8 bi

Os setores que mais gastaram

O setor automotivo e o setor de beleza e higiene pessoal são os que mais gastam no mundo com publicidade:

Posição Setor Empresas no top 100 Gastos (em US$)
1 Automotivo 16 47,0 bi
2 Cuidados pessoas e produtos para o lar 12 45,7 bi
3 Entretenimento e mídia 9 23.3 bi
4 Varejo 14 21,0 bi
5 Alimentos e bebidas 9 18,5 bi
6 Telecomunicações 8 15,9 bi
7 Finanças 7 13,5 bi
8 Bebidas alcoólicas 5 12,2 bi
9 Vestuário 4 11,3 bi
10 Tecnologia 6 10,9 bi