Aplicativo de celular hackeia cidade inteira em pegadinha

Ação publicitária da Ubisoft ultrapassou as 5 milhões de visualizações em menos de quatro dias

São Paulo – Controlar a iluminação pública, câmeras de segurança, caixas eletrônicos, entrar em qualquer carro e dobrar uma cidade inteira a seus pés com o uso de um aplicativo, na tela de um celular.

O cenário acontece no game Watch Dogs, cujo protagonista Aiden Pearce é um hacker tão talentoso que consegue acessar e controlar a cidade de Chicago através do seu smartphone.

Para promover o lançamento do jogo, a empresa criadora Ubisoft armou uma pegadinha com consumidores, fingindo dar a eles a capacidade de também hackear o ambiente.

Tudo começa com pessoas atraídas para uma lojinha de reparo para celulares. Ao buscar ajuda, os donos dos aparelhos eram recebidos por um vendedor de sotaque indiano típico, bem caricato. Ele logo revelava ter incluído no serviço um app com funções especiais, que regula funções do entorno, e até mesmo da rua. 

Usando câmeras escondidas e um grande número de atores, as vítimas são levadas a pensar que geraram o caos no local, atraindo até a polícia. No final, a mentira é revelada. 

É mais uma marca a apostar no formato das pegadinhas publicitárias, que explodiu no ano de 2013, garantindo a desejada viralização para algumas ações de marketing. Parece ter dado certo: o vídeo da Ubisoft, publicado na última sexta-feira, já se aproxima dos 6 milhões de visualizações. A criação é da BETC, de Paris.

O game Watch Dogs chega no 27 de maio para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC, com uma versão para Wii U planejada para o final do ano.

Assista ao vídeo (com legendas em português), e, depois, ao seu making-of:

//www.youtube.com/embed/30rt8-GRztk

//www.youtube.com/embed/iW99F_4MvD0