10 notícias de Marketing que você não pode deixar de ver

Das retrospectivas de 2016 até as campanhas de Nike, Burger King e Roland-Garros: confira as principais notícias da semana em Marketing

São Paulo – Confira, a seguir, as principais notícias da semana em publicidade e marketing.

Gafes do ano – Essa retrospectiva mostra 25 das maiores gafes do ano no mundo do marketing, no Brasil e no mundo. Entre ideias ruins e planos que não saíram como esperado, essas gafes renderam críticas e risadas.

Provocantes – Já essa retrospectiva de 2016 traz 20 das campanhas mais tocantes e provocativas do ano que passou. Não há como ver esses vídeos e não parar para refletir e sair da própria zona de conforto.

Out de home – A última retrospectiva de 2016 traz as 16 melhores campanhas de “out of home” no ano. Marcas como Burger King, IKEA e Volkswagen se destacaram nesse quesito.

Cartaz brasileiro – O artista plástico Vik Muniz foi o responsável por criar o cartaz de divulgação do torneio de Roland-Garros 2017 – que, desde 1980, chama grandes artistas contemporâneos para dar conta da tarefa.

Maiores anunciantes – Esse ranking revela quais foram os grandes anunciantes do mundo no último ano. Marcas como P&G, Unilever e L’Oréal estão entre as que gastaram bilhões para anunciar por aí.

Desperdício – Essa campanha da Nike fará você pensar no tempo que está gastando com bobagens online. Sem imagens, uma voz robótica se vale de um ritmo frenético para nos incomodar.

Novo logo – A agência Grey sugeriu à organização WFF uma troca de seu tradicional e famoso logo: em vez do panda gigante, a melhor espécie a representar o risco de extinção no século 21 seria o urso polar.

Engajados – Uma pesquisa da Affinion com a Oxford Brookes University descobriu que os consumidores brasileiros estão entre os mais engajados do mundo no quesito relacionamento com as marcas. Turquia e Estados Unidos também ficam na ponta do ranking.

Protesto – Para mostrar como o mundo da moda está dominado por modelos brancas e loiras, a modelo negra Deddeh Howard se espelhou em anúncios de famosas marcas de roupas para alertar sobre a notória predileção editorial por um tipo especifico de pessoa. O projeto ganhou o nome de #BlackMirror e criou uma releitura de campanhas da Channel, Calvin Klein, Guess, Louis Vuitton, entre outras.

Troca de presentes – Quem nunca abriu aquele presente de Natal esperando ser uma coisa e encontrou outra? Esperava ser aquela surpresa boa e era um par de meias? Todo o mundo já passou por isso. Então, este ano, o Burger King vai oferecer um Whopper em troca de cada presente tosco recebido.