Os 10 comerciais de Natal mais populares do YouTube em 2016

John Lewis, Coca-Cola, H&M, Burberry: ranking do YouTube mostra as campanhas natalinas mais vistas em 2016

São Paulo – Chega dezembro (ou até o fim de novembro) e começam a aparecer os comerciais de Natal.

Uma época do ano chave para muitas marcas. Campanhas emocionantes e com alguma “mensagem ou lição de vida” por trás costumam dar o tom.

Um ranking do YouTube mostra os comerciais natalinos mais vistos de 2016.

O primeiro do ranking, um comercial da John Lewis (loja de departamentos britânica), também é o comercial mais compartilhado de 2016 nas redes sociais.

Aliás, o Reino Unido, com boa tradição em comerciais natalinos, tem 6 das 10 campanhas mais populares de 2016: ou são de marcas britânicas, ou uma agência britânica fez a campanha para a marca global.

Há uma campanha brasileira: na quinta posição, um comercial nacional da Coca-Cola.

Ainda há uma variedade de marcas: de grifes (Burberry), passando por varejo (H&M) e até aeroporto (Heathrow).

O ranking leva em conta, claro, as visualizações orgânicas (espontâneas) dos usuários, não apenas as visualizações pagas (como o comercial aparecendo antes de outro vídeo).

Também entra na conta o tempo visto do comercial. Aqueles que foram pulados em poucos segundos não contam.

Confira os dez primeiros:

1. John Lewis

Campanha: #BusterTheBoxer

Visualizações: 21,5 milhões

2. Burberry

Campanha: The Tale of Thomas Burberry

Visualizações: 13,9 milhões

3. Sainsbury’s

Campanha: The Greatest Gift

Visualizações: 13,4 milhões

4. EDEKA Weihnachtswerbung

Campanha: Zeitschenken

Visualizações: 10 milhões

5. Coca-Cola

Campanha: Neste Natal, agradeça com Coca-Cola

Visualizações: 8,1 milhões

6. Apple

Campanha: Frankie’s Holiday

Visualizações: 7,4 milhões

7. Marks & Spencer

Campanha: Christmas With Love From Mrs Claus

Visualizações: 7,3 milhões

8. H&M

Campanha: Come Together

Visualizações: 6,8 milhões

9. Temptations

Campanha: Keep Them Busy

Visualizações: 5,1 milhões

10. Heathrow Airport

Campanha: Coming Home for Christmas

Visualizações: 4,3 milhões