Size 260 16 9 ana luisa leal

Ana Luiza Leal

Ana Luíza é repórter da revista EXAME

  1. Herdeiros da Casas Pernambucanas brigam para mudar comando

    Herdeiros da Casas Pernambucanas brigam para mudar comando

    Há 25 anos a família Lundgren, da Casas Pernambucanas, briga por quase tudo. Agora um grupo de herdeiros se uniu para destronar Anita Harley do comando — e fazer a empresa voltar a crescer

  2. Em busca de um recomeço

    Em busca de um recomeço

    Romero Rodrigues, do Buscapé, é o maior ícone da internet brasileira. Mas, após anos de sucesso, a empresa e seu fundador vivem dias difíceis. É hora de partir para outra?

  3. Os líderes de 2015

    Os líderes de 2015

    Definições políticas devem continuar influenciando de forma decisiva o ambiente de negócios. O desempenho da economia brasileira vai depender da atuação do novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. E os Estados Unidos preparam-se para o início das eleições

  4. O rival tem que ajudar

    O rival tem que ajudar

    Fabricantes de produtos de limpeza, como Unilever e P&G, planejam lançar juntas uma nova linha de produtos sustentáveis. A parceria é boa notícia para o consumidor?

  5. Empresa brasileira de apps tem sucesso global e dá lucro

    Empresa brasileira de apps tem sucesso global e dá lucro

    Fundada por estudantes da Unicamp, a empresa de aplicativos Movile é um caso raro na internet brasileira: tem sucesso global, o caixa cheio e dá lucro. A ambição é grande

  6. Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira

    Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira

    Para conquistar clientes exigentes, as empresas contam histórias cada vez mais rebuscadas sobre a origem e a fabricação de seus produtos. O problema é que elas nem sempre são verdadeiras

  7. O paradoxo da internet

    O paradoxo da internet

    O fundo alemão Rocket se tornou um dos maiores investidores da internet brasileira. Foram mais de 700 milhões de reais em quatro anos. Seus sites só perdem dinheiro. O maior deles vive sua maior crise. Mas parece que a ideia dos alemães é essa mesmo

  8. O dono da empresa sem dono

    O dono da empresa sem dono

    A varejista de moda Renner não tem controlador, mas tem “dono”: é José Galló, presidente da empresa há mais de 20 anos. Deu certo até agora. Mas os acionistas começam a perguntar: quando a fila vai andar?

  9. O St Marche, supermercado de ricos, é um sucesso improvável

    O St Marche, supermercado de ricos, é um sucesso improvável

    Sem nenhuma experiência no varejo, dois empresários de São Paulo criaram a maior rede de supermercados de “luxo” do Brasil. Lá, a bandeja de tomate custa 14 reais

  10. A nova moda da internet é empresa de compartilhamento

    A nova moda da internet é empresa de compartilhamento

    A onda do momento é fundar empresas de compartilhamento — de malas de viagem, milhas aéreas, espaço em caminhões, vestidos de grife. A boa notícia: é fácil e barato criar esse tipo de negócio. A má: também é fácil e barato para a concorrência

  11. Disparos acidentais, brigas e prejuízo na Taurus

    Disparos acidentais, brigas e prejuízo na Taurus

    A Taurus, maior fabricante de armas da América Latina, vive sua maior crise. Os resultados pioraram, os acionistas não se entendem e algumas armas vendidas para a polícia dispararam sozinhas

  12. Na Vulcabras, 22 000 demissões e nada de lucro

    Na Vulcabras, 22 000 demissões e nada de lucro

    A Vulcabras, que já foi a maior fabricante brasileira de calçados esportivos, está fazendo a reestruturação mais drástica do país. Não tem sido suficiente para voltar a dar lucro

  13. Quanto menor, melhor, no caso da Gafisa

    Quanto menor, melhor, no caso da Gafisa

    Com uma proposta radical de enxugamento, um grupo de conselheiros está conseguindo tirar a construtora Gafisa da pior fase de sua história — mas, para o mercado, sair do ruim para o médio não é suficiente

  14. "O lucro para grifes de moda está fora do eixo Rio-SP"

    "O lucro para grifes de moda está fora do eixo Rio-SP"

    Emanuel Chirico, presidente do conglomerado de moda PVH, dono das marcas Calvin Klein e Tommy Hilfiger, diz que só há um jeito de ganhar dinheiro no Brasil — fugindo de São Paulo e Rio

  15. Batemos no teto no preço dos imóveis?  Saiba o que fazer

    Batemos no teto no preço dos imóveis? Saiba o que fazer

    O preço dos imóveis cai em algumas cidades. Para vender, as incorporadoras estão dando descontos e até armários de graça. O mercado entra numa nova fase

  16. Uma empresa, a Dudalina, e 16 irmãos em conflito

    Uma empresa, a Dudalina, e 16 irmãos em conflito

    A camisaria Dudalina prosperou com uma improvável combinação de 16 irmãos à frente da empresa. Mas talvez nem a venda da empresa consiga trazer paz à família

  17. O sucesso da Chilli Beans atraiu rivais poderosos

    O sucesso da Chilli Beans atraiu rivais poderosos

    Caito Maia, dono da Chilli Beans, foi o primeiro a ganhar dinheiro de verdade com óculos de sol no país. Mas seu sucesso atraiu a concorrência estrangeira — que hoje tenta esmagá-lo

  18. Salário mais alto para executivo não garante mais eficiência

    Salário mais alto para executivo não garante mais eficiência

    Os executivos nunca ganharam tanto — até 1  800 vezes mais que o trabalhador comum. Mas um estudo revela que pagar mais não melhora a eficiência das empresas

  19. Bolha.com.br? Lojas online crescem, mas não lucram

    Bolha.com.br? Lojas online crescem, mas não lucram

    O varejo online brasileiro triplicou de tamanho e recebeu 2,3 bilhões de reais de investimento em quatro anos. Mas as empresas não saem do vermelho — e a maioria nunca vai sair

  20. A bolha dos imóveis começa a estourar no mercado comercial

    A bolha dos imóveis começa a estourar no mercado comercial

    É verdade, o preço de casas e apartamentos nunca foi tão alto. Mas não é lá que está a verdadeira bolha imobiliária brasileira. Prédios comerciais, shoppings e galpões vazios — é aí que está o problema

  21. Onde está a cauda longa? O nicho ainda é nicho

    Onde está a cauda longa? O nicho ainda é nicho

    Uma das teorias de negócio mais populares da última década previu que produtos de nicho formariam um imenso mercado — a chamada “cauda longa”. Na prática, eles continuam onde sempre estiveram

  22. Como aplicar 50.000 reais com prudência hoje em dia

    Como aplicar 50.000 reais com prudência hoje em dia

    Perguntamos a empresários, executivos do mercado financeiro e a um consultor estrangeiro quais são as melhores opções de investimento hoje. Eles deram alternativas para quem tem cerca de 50 000 reais para aplicar. Veja o que disseram

  23. Veja por que o mercado de moda no Brasil é o que mais cresce

    Veja por que o mercado de moda no Brasil é o que mais cresce

    Companhias bilionárias, investidores entusiasmados, planos de expansão global. Por que nenhum mercado de moda cresce tanto quanto o brasileiro — e o que empresas como a sapataria Arezzo estão fazendo para crescer junto

  24. A batalha da JHSF por  São Roque

    A batalha da JHSF por São Roque

    A incorporadora JHSF pretende construir no interior de São Paulo um complexo bilionário que inclui até aeroporto. Mas os vizinhos querem salvar seu sossego ­­— e estão conseguindo

  25. Esquadrão anti-Miami ataca no mercado de produtos para bebês

    Esquadrão anti-Miami ataca no mercado de produtos para bebês

    O comércio eletrônico brasileiro vive uma farra de investimentos de fundos internacionais. O último segmento da lista é de produtos para bebês