EXAME FÓRUM Sustentabilidade - Mobilidade Urbana
Palestrantes

Adalberto Maluf Diretor - Rede C40
Ver currículo
Adalberto Maluf

É diretor da Rede C40 (grupo das maiores cidades líderes no tema das mudanças climáticas) desde 2007, em parceria com a Iniciativa Clinton pelo Clima (Clinton Climate Initiative). Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP), Adalberto trabalha com temas associados à mitigação das mudanças climáticas e políticas públicas no nível subnacionals, em especial nos temas associados à mobilidade urbana, o uso mais eficiente de energia e desenvolvimento urbano sustentável. Adalberto já trabalhou na Prefeitura de São Paulo (nas Secretarias do Verde e Meio Ambiente e de Relações Internacionais).
Demétrio MagnoliSociólogo
Ver currículo
Demétrio Magnoli

Demétrio Magnoli é bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Geografia Humana pelo Departamento de Geografia da FFLCH-USP e pesquisador do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (GACINT) da USP. Como docente no Ensino Superior, foi professor das disciplinas de Geografia Política e Geografia Urbana no Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

Na condição de pesquisador, especializou-se nas áreas de Relações Internacionais e Geografia Política, publicando diversos ensaios e obras, entre as quais O Corpo da Pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil (1808-1912), pela Editora Unesp, Uma gota de sangue – história do pensamento racial (SP, Contexto, 2009), e a coleção em dois volumes Liberdade versus Igualdade (Record, 2012-13). Também organizou História das Guerras e História da Paz, ambas pela Editora Contexto. Foi colunista da Folha de S. Paulo entre 2004 e 2006 e de O Estado de S. Paulo entre 2006 e 2013. Atualmente, é colunista da Folha de S. Paulo e de O Globo, comentarista internacional do Jornal das Dez da Globo News e integrante do Conselho Editorial da revista Interesse Nacional.
Gilberto PeraltaPresidente - GE


Ver currículo
Gilberto Peralta

Está na GE desde 1980, quando iniciou suas atividades na GE Celma, em Petrópolis (RJ), como Engenheiro de Desenvolvimento e Manutenção. Atuou em diversas posições na área de vendas de serviços para motores, chegando a vice-presidência para programas Airbus. Em 2006, ele se juntou ao time do GE Capital Aviation Services, onde se tornou diretor Regional para a América Latina. Desde agosto de 2013, acumula sua função a de presidente e CEO da GE no Brasil, focado em iniciativas-chave e estratégicas para o crescimento da empresa, além de ampliar a parceria histórica da GE com o País.
Isabel Melo LinsDiretora do Departamento de Regulação e Gestão e Secretária-Substituta da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana
Ver currículo
Isabel Melo Lins

Isabel Sales de Melo Lins é diretora do Departamento de Regulação e Gestão e Secretária-Substituta da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SNTMU), desde maio de 2012. Possui graduação e mestrado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui experiência como servidora da carreira de engenharia da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Recife (CBTU/STU-REC) e coordenadora de Transporte e Trânsito do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) da Secretaria de Transporte do Governo do Estado do Pernambuco. Conta ainda com a experiência de docente na UFPE.
Lincoln Paiva Presidente da Green Mobility
Ver currículo
Lincoln Paiva

Presidente da Green Mobility e do Instituto Mobilidade Verde, membro da SLOCAT (Sustainable Low Carbon Transport) coordenado pela ONU, Membro da CAI- ASIA ( Clean Air Initiative), membro da rede Cities for Mobility coordenada pela Prefeitura de Stuttgart, membro das comissões de trânsito e meio ambiente da ANTP ( Associação Nacional de Transportes Públicos). Chefiou diversas missões técnicas de Mobilidade Urbana para países Europeus, Ásia e EUA. Relator do comitê de transportes do Fundo Clima do Ministério do Meio Ambiente e consultor da temática de mobilidade urbana da 10ª Bienal de arquitetura de São Paulo e Professor de Pós Graduação da disciplina Transportes Sustentáveis e Mobilidade na UFPR - Urbana na Universidade Federal do Paraná.
Oscar Edmundo Díaz Sócio – GSD+
Ver currículo
Oscar Edmundo Díaz

é profissional em Finanças e Relações Internacionais pela Universidade Externado da Colômbia com mestrado em Relações Internacionais e Finanças pela Universidade de Columbia de Nova Iorque. Oscar Edmundo possui mais de 16 anos de experiência trabalhando em diferentes países na implementação de soluções de transporte urbano. Oscar Edmundo é Sócio da GSD+ (www.gsdplus.com), firma de consultoria de transporte com quatro grandes áreas de atuação: Planejamento e Modelagem, ITS, Mudanças Climáticas e Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

Oscar Edmundo trabalhou diretamente com mais de 40 governos locais e nacionais em diferentes cidades do mundo na implementação de sistemas BRT (ônibus de Transporte Rápido), sua integração com o Transporte Não-Motorizado (TNM), planejamento de sistemas de Ciclo-rotas, Ciclovias, Dias Sem Carro, assim como o melhoramento e a criação de espaços públicos de pedestres. Também realizou estudos para o financiamento de sistemas de transporte público, especialmente para BRTs em cidades da China. Oscar Edmundo tem gerenciado projetos de BRT e TNM no México, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Cartagena (Colômbia), Cidade do Cabo (África do Sul). Oscar Edmundo também realizou trabalhos de assessoria técnica para o melhoramento das operações e estrutura financeira de TransMilenio.

De 2001 até 2010 Oscar Edmundo trabalhou para o Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) de Nova Iorque. O ITDP é uma organização sem fins lucrativos que promove a nível mundial o transporte ambiental e socialmente sustentável. De 2005 a 2007, Oscar Edmundo foi o Diretor Executivo da Fundação Por el País Queremos, uma ONG com sede em Bogotá, Colômbia fundada pelo Ex-Prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, com o propósito de promover a construção e o melhoramento da infraestrutura para bicicletas e pedestres, assim como o uso de meios alternativos de transporte, assessorando os governos locais. Durante os dois anos na frente da Fundação, o orçamento aumentou um 350%. De 2001 até 2004, Oscar Edmundo trabalhou com Enrique Peñalosa na Universidade de Nova Iorque, assessorando governos de cidades na América Latina, ásia e áfrica em sistemas BRT e TNM. Durante 1998 e 2001, como assessor do Prefeito de Bogotá, Díaz foi responsável pela estratégia de cooperação e promoção internacional da cidade. Teve sob sua responsabilidade a realização do primeiro Dia sem Carro em fevereiro de 2000, outorgando à cidade o prêmio Stockholm Challange, mais tarde promoveu, através de um referendo, a aprovação de um dia sem carro a cada ano e a votação majoritária para a restrição total de automóveis particulares nos horários do rush a partir do dia 1 de janeiro de 2015. Oscar Edmundo foi o coordenador internacional do projeto de transporte urbano que inclui a criação de espaços públicos, a promoção do uso da bicicleta, e o TransMilenio, o sistema de ônibus de Trânsito Rápido de Bogotá. Díaz trabalhou na promoção de dias sem carro em vários países, assessorando as cidades diretamente ou através do Earth Car Free Day Committee e do Programa de Dias sem Carro das Nações Unidas. Escreveu vários artigos sobre transporte sustentável no mundo em desenvolvimento.
Paulo FeldmannProfessor da FEA USP
Ver currículo
Paulo Feldmann

É presidente do Conselho da Pequena Empresa da Fecomercio; Membro do Conselho da Cidade (São Paulo); Diretor da Camara de Comercio Brasil-Israel. Também é Ex-Presidente da Eletropaulo, da Iron Mountain e da Compucenter.; Ex-diretor da Microsoft, Philips, Banco Safra e Sharp.
Philipp Schiemer Presidente América Latina – Mercedes-Benz
Ver currículo
Philipp Schiemer

Assumiu em 1º de junho como presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO para América Latina. Formado em Administração de Empresas pela University of Cooperative Education de Stuttgart, na Alemanha, Schiemer tem 49 anos de idade e atua há mais de 20 no setor automotivo. Entre janeiro de 2010 e maio de 2013, ocupou a posição de vice-presidente de Marketing da Mercedes-Benz Automóveis, na matriz da Empresa, na Alemanha. Entre dezembro de 2004 e dezembro de 2009, foi vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. Anteriormente, durante três anos, foi vice-presidente de Marketing & Vendas da SMART GmbH. em Böblingen, na Alemanha. De 1998 a 2000, trabalhou em Stuttgart como chefe do Gerenciamento de Produto Classe A, na área Vendas Mercedes-Benz Automóveis.
Rachel BidermanDiretora Executiva – WRI Brasil
Ver currículo
Rachel Biderman

É Diretora Executiva do WRI Brasil (World Resources Institute), Advogada, Doutora em Administração Pública e Governo (EAESP – FGV – Sao Paulo), Mestre em Ciência Ambiental (USP), Mestre em Direito Internacional (LL.M. Washington College of Law, American University), Bacharel em Direito (USP).
Dr. Ulisses MelloDiretor do Centro de Pesquisas – IBM
Ver currículo
Dr. Ulisses Mello

É o Diretor da IBM Research – Brasil e é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de P&D e inovação em parcerias com universidades, clientes e agencias de fomento. Ulisses é um IBM Distinguished Engineer e o líder mundial da área de Recursos Naturais da Divisão de Pesquisa da IBM. Em 2010, Ulisses retornou para o Brasil para liderar a área de pesquisas em Recurso Naturais e gestão de cidades inteligentes. Ulisses foi instrumental no o primeiro laboratório de pesquisas da IBM no Hemisfério Sul em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Dia 19 de Novembro de 2013
Horário: 7h00 às 18h

Complexo Ohtake Cultural
Rua dos Coropés, 88
Pinheiros - São Paulo

Central de atendimento:
Tel. (11) 2875-4167
exameforum@fdeventos.com.br
Horário de atendimento de 2ª a 6º feira das 9h às 18h
PATROCÍNIO






Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados