• today 24 de novembro de 2015

    8h às 12h30

  • location_on Hotel Sofitel Av. Atlântica, 4240 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22070-002, Brasil Ver mapa
  • call Central de atendimento

    (11) 3037-5634

    exameforum@abril.com.br

  • check_circle Informações adicionais

    Horário da central de atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h

Sobre o evento

RIO 2016: MUITO ALÉM DE UM EVENTO ESPORTIVO

– O Rio de Janeiro às vésperas da Olimpíada: o que ainda falta fazer e qual será o principal legado dos Jogos

– Lições de Barcelona: a cidade que se reinventou após os Jogos Olímpicos

– O Rio de Janeiro depois dos Jogos de 2016

– A marca Rio: como manter o brilho aos olhos do mundo após os Jogos de 2016

– Como aproveitar os Jogos Rio 2016 para impulsionar o turismo e o esporte no Brasil

 

Palestrantes

– Eduardo Paes
O prefeito Eduardo Paes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 14 de novembro de 1969. Formado em Direito pela PUC-Rio, iniciou sua carreira pública cedo, aos 23 anos, quando, em 1993, assumiu a Subprefeitura de Jacarepaguá e da Barra. Em 1996, aos 27 anos, elegeu-se vereador, com a maior votação do Brasil naquele ano. Foi eleito deputado federal duas vezes. Na primeira, em 1998, foi o mais votado do Rio. Em 2000, assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em 2002, Eduardo Paes retornou à Câmara dos Deputados para o seu segundo mandato como deputado federal. Em 2007, ano dos Jogos Pan-Americanos, foi nomeado Secretário Estadual de Turismo, Esporte e Lazer. Em 1º janeiro de 2009, tomou posse como Prefeito do Rio e, em outubro de 2012, foi reeleito.
As boas práticas de gestão implementadas na administração Paes renderam ao Rio de Janeiro reconhecimento internacional. A cidade conquistou o grau de investimento de uma das mais renomadas agências de classificação de risco, foi apontada como uma das metrópoles que melhor reagiram à crise financeira internacional e foi a primeira no mundo a firmar diretamente uma operação de crédito com o Banco Mundial para o desenvolvimento econômico e social.
Eduardo Paes foi um dos líderes da campanha que fez do Rio de Janeiro a cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016, os primeiros Jogos na América do Sul. Hoje, em parceria com os governos estadual e federal, trabalha intensamente para que os Jogos Olímpicos deixem um importante legado para a cidade e melhore a qualidade de vida de todos os cariocas.

– Henrique Eduardo Alves
Henrique Eduardo Alves foi eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 1970. Cumpriu 11 mandatos consecutivos como parlamentar, sempre pelo PMDB do Rio Grande do Norte. Entre 2007 e 2012, foi líder da bancada do PMDB na Câmara. Presidiu a Casa de 2013 a 2014.Em abril de 2015, Henrique Eduardo Alves foi nomeado ministro do Turismo, cargo que ocupa atualmente.

– José Carlos Costa Pinto
José Carlos possui mais de 31 anos de experiência na EY, nas áreas de consultoria e auditoria. É o sócio responsável pela área de consultoria do escritório Rio de Janeiro, tendo ocupado diversas posições de liderança na firma. Atualmente é membro do Comitê Executivo da EY Brasil.
Possui larga experiência em projetos de consultoria em megaeventos e esportes, incluindo: Jogos Pan Americanos Rio 2007, Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos Rio 2016, Comitê Olímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Voleibol.
Como responsável pelo programa da EY Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, coordena uma grande equipe multidisciplinar que atua em diversas áreas da organização dos Jogos.

– Nizan Guanaes
Nizan Guanaes é sócio-fundador do Grupo ABC, maior grupo de comunicação da América Latina. Visionário e empreendedor, Nizan foi nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times, o único brasileiro entre os 21 influenciadores globais sobre mídia e marketing apontados pela Advertising Age e uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios, segundo a revista Fast Company. Em 2000, recebeu a medalha da Ordem de Rio Branco no grau Comendador das mãos do ex-presidente da república, Fernando Henrique Cardoso.
Em 2013, foi apontado pela Exame como um dos 16 empreendedores brasileiros candidatos a fazer história. Em 2014, foi eleito pelo terceiro ano o publicitário de maior credibilidade do país, segundo a revista Seleções e o Ibope, apontado como Man of The Year, na categoria Liderança, pela publicação GQ e considerado um dos líderes de melhor reputação do Brasil pela Exame.
Este ano, Nizan foi nomeado membro do Conselho Criativo Global da WGSN, empresa especializada em inteligência de negócios, e também passou a integrar o Board Internacional do One Show, um dos maiores festivais de publicidade do mundo.
Por mais de 20 anos, Nizan tem dedicado grande parte do seu tempo a causas sociais, principalmente relacionadas a empreendedorismo, educação e preservação do patrimônio cultural do Brasil. Ele foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e é um membro da UNAIDS, Comissão de Alto Nível sobre a Prevenção do HIV. Também é membro ativo do Clinton Global Initiative, World Economic Forum, Endeavor, Women in the World Foundation. Participou também da criação do Together for Girls.

– Thomaz Assumpção
Engenheiro formado pala FEI com cursos de especialização em Biomecânica na Strathclide University em Glasgow e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Fundador e presidente da Urban Systems Brasil, empresa de estudos de lógica urbana, inteligência estratégica e análise de risco para desenvolvimento imobiliário desde 1999.

– Vinicius M. Netto
Vinicius M. Netto é PhD em Advanced Architectural Studies (University College London, UCL), com Pós-Doutorado ligado ao Projeto de Desenvolvimento em Áreas Estratégicas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES); Professor Adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Vinicius é autor dos livros “Cidade & Sociedade” (Editora Sulina) e “The Social Fabric of Cities” (em produção pela editora inglesa Ashgate).

Como Chegar