Woody Allen e Scorcese concorrem a prêmio de melhor diretor

Sindicato de diretores de cinema dos Estados Unidos, Directors Guild of America (DGA, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira a lista dos indicatos

Los Angeles – O sindicato de diretores de cinema dos Estados Unidos, Directors Guild of America (DGA, na sigla em inglês), anunciou nesta segunda-feira a lista de seus indicados a melhor diretor de 2011 entre os quais aparecem Martin Scorsese por ‘Hugo’ e Woody Allen por ‘Meia-Noite em Paris’.

Os prêmios são considerados uma fonte confiável para conhecer os favoritos e o possível vencedor do Oscar de direção, e a organização de cineastas divulgará o nome do ganhador da 64ª edição dos DGA em cerimônia que será realizada em Hollywood no dia 28 de janeiro.

O quinteto de indicados é completado por David Fincher por ‘O Homem que Não Amava as Mulheres’, Michel Hazanavicius por ‘The Artist’ e Alexander Payne por ‘Os Descendentes’.

Scorsese ganhou o prêmio do DGA em 2006 por ‘Os Infiltrados’, com o qual posteriormente levou o Oscar, e Allen obteve o prêmio por ‘Noivo Neurótico Noiva Nervosa’ (1977), filme com o qual o nova-iorquino conquistou sua única estatueta de direção.

Os demais candidatos jamais conquistaram um prêmio do DGA pela direção de um longa-metragem, embora Fincher já tenha sido reconhecido por seu trabalho na direção de anúncios.

Apenas em seis ocasiões desde o início da premiação em 1948, o diretor que ganhou o DGA não levou o Oscar nessa categoria.