Trio brasileiro está na lista de candidatos a apitar final

Além do trio brasileiro, a lista contempla nomes que dividiram opiniões nesta Copa do Mundo, como o de Carlos Velasco Carballo

Rio de Janeiro – O trio de arbitragem brasileiro, comandado por Sandro Meira Ricci, está entre os 15 pré-selecionados pela comissão de arbitragem da Fifa a comandar uma das últimas quatro partidas da Copa do Mundo.

Além do trio brasileiro, formado por Sandro Meira Ricci, Marcelo Van Gasse e Emerson de Carvalho, a lista contempla nomes que dividiram opiniões nesta Copa do Mundo, como o de Carlos Velasco Carballo.

O espanhol apitou no último sábado, o duelo entre Brasil e Colômbia. Apesar das fortes críticas que recebeu por não marcado falta após a joelhada do Juan Camilo Zúñiga sobre Neymar, Velasco continua na lista. No lance, o brasileiro sofreu uma fratura na vértebra e está fora da Copa.

Nesta segunda-feira, a comissão de disciplina referendou a arbitragem de Velasco ao não punir Zúñiga, nem tirar o cartão amarelo a Thiago Silva, que o deixou suspenso da partida desta terça-feira contra a Alemanha.

Outro árbitro presente na lista é o japonês Yuichi Nishimura, que apitou a estreia do Brasil na Copa do Mundo contra a Croácia e marcou um pênalti polêmico sobre Fred. O inglês Howard Webb, que apitou a final de 2010, entre Espanha e Holanda também está entre os candidatos.

Segundo a Fifa, o comitê definiu a lista após um “cuidadoso monitoramento diário de todos os árbitros e assistentes juntamente com a equipe técnica”.

Confira a relação de árbitros cotados para dirigir os dois últimos jogos:

Ravshan Irmatov (UZB)

Yuichi Nishimura (JAP)

Noumandiez Desire Doue (CMA)

Djamel Haimoudi (ALG)

Mark Geiger (EUA)

Marco Rodríguez (MEX)

Enrique Osses (CHI)

Sandro Meira Ricci (BRA)

Carlos Vera (EQU)

Cüneyt Çakir (TUR)

Jonas Eriksson (SUE)

Pedro Proença (POR)

Nicola Rizzoli (ITA)

Carlos Velasco (ESP)

Howard Webb (ENG). EFE