Toyota Prius tem recall por falha no freio de estacionamento

Problema no componente pode fazer veículo se movimentar inadvertidamente

A Toyota anuncia um recall que envolve 177 unidades do Prius por conta de uma falha no freio de estacionamento. O problema atinge os carros fabricados entre outubro de 2015 e julho de 2016.

De acordo com a montadora, o Prius é equipado com um sistema de freio de estacionamento acionado por pedal e cabo que, quando acionados, transmitem a força aplicada até os pistões das pinças de freio. Porém, no uso do veículo, o cabo poderá se soltar e deixar o freio de estacionamento inoperante.

Neste caso, se o veículo estiver ligado com qualquer marcha diferente de “P” engatada, o carro poderá se movimentar, aumentando o risco de colisão. Se essa falha ocorrer, poderá causar danos materiais e lesões físicas graves aos ocupantes e/ou a terceiros.

A Toyota começará a fazer o atendimento dos Prius envolvidos a partir de 7 de novembro. Para corrigir o problema, a marca realizará a instalação de duas presilhas para fixar corretamente o cabo do freio de estacionamento.

O reparo será realizado gratuitamente e levará aproximadamente 30 minutos para ser realizado. Os proprietários devem agendar o serviço pelo site oficial da fabricante. Para mais informações, a Toyota disponbiliza o telefone 0800 703 0206.

Confira abaixo o chassis das unidades envolvidas:

RECALL – TOYOTA PRIUS
Modelo Fabricação Chassis (código alfanumérico) Chassis (dígitos finais)
Prius 13/10/2015 a 25/07/2016 JTDKB3FU* G3000137 a G3531799