Após 30 anos, vencedora do Miss Brasil é negra

Raissa Santana é de Umuarama, estuda marketing e é modelo. Ela se tornou a segunda negra a ganhar o concurso

São Paulo – Depois de bater um recorde de candidatas negras, o concurso de beleza mais tradicional do País elegeu uma negra para ser Miss Brasil 2016. A representante do estado do Paraná, Raissa Santana, ganhou o concurso na noite de ontem (1).

Raissa é de Umuarama, estuda marketing e é modelo. Ela se tornou a segunda negra a ganhar o concurso. Há exatos 30 anos, a gaúcha Deise Nunes levou o título e se tornou a primeira Miss Brasil negra.

Na hora de justificar porque merecia a coroa, a paranaense afirmou que desejava quebrar “o jejum de 30 anos” desde que a última miss negra venceu a competição.

Pela primeira vez, seis candidatas negras disputaram o concurso de beleza (representantes dos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rondônia e São Paulo). Isso equivale a 25% das participantes.

Apesar de a representatividade negra ainda ser baixa nos concursos de beleza, visto que mais da metade da população brasileira (cerca de 54%) é formada por pessoas negras, esse número inédito mereceu ser comemorado.

Acordei e não era sonho ❤️. Obrigada por tanto amor minha gente linda!!

A post shared by Raissa Santana (@santana_raissa) on