Novo Speake-Marin tem 2 turbilhões e movimento em preto

A peça adiciona uma placa principal inteiramente preta, que entrega um destaque maior aos dois turbilhões posicionados na vertical

Uma peça única apresentada por pela relojoaria Speake-Marin este ano será exibida durante o evento WatchTime New York, que acontece entre os dias 14 e 15 de outubro, no Gotham Hall, em Nova York.

Trata-se do modelo Black Magister Vertical Double Tourbillon, um relógio equipado com nada menos que dois turbilhões, indicações de dia e noite e reserva de energia.

A peça é equipada com o movimento SM6 de corda manual e segue o caminho de um modelo apresentado pela companhia em 2015, chamada Vertical Double Tourbillon.

Desta vez, a peça adiciona uma placa principal inteiramente preta, que entrega um destaque maior aos dois turbilhões posicionados na vertical, à esquerda do mostrador. Sua caixa possui 46 mm de diâmetro e conta com o tradicional formato da companhia, chamado “Piccadilly”.

(Divulgação)

 

A parte frontal do relógio apresenta um subdial esmaltado, que realiza a apresentação de horas e minutos com ponteiros azulados no formato típico da companhia, chamados “Foundation”. Imediatamente sobre este display, a indicação de reserva de energia (que pode chegar a 72 horas).

Quando a corda do relógio está cheia, o usuário pode ver partes do mecanismo. Ao longo do dia, quando a corda chega ao fim, esta abertura é coberta por uma camada vermelha, que representa a necessidade de uma nova corda. Do lado oposto, uma indicação de dia e noite, que entrega um certo equilíbrio à porção direita do mostrador.

Uma única ponte sustenta os dois reguladores alinhados e ela recebeu um polimento espelhado. Cada um dos turbilhões conta com um trem de engrenagens independente e recebem energia de um barrilete de energia cada um – ambos são carregados simultaneamente pelo movimento da corda.

Um dispositivo chamado “équilibreur de marche” – uma caixa de câmbio com uma pequena mola de deslizamento limitado em que absorve e ajusta as pequenas variações de frequência das duas gaiolas do turbilhão – faz a ligação entre os dois turbilhões.

O design da ponte do movimento se inspira em um dos primeiros turbilhões da coleção da companhia, chamado Vintage Tourbillon Mk II. Como este relógio, Magister Vertical Double Tourbillon possui pontes elaboradas em prata alemã e são tratadas com perlage e revestimento de rutênio. A placa principal de três quartos possui decoração em côtes de Genève.

(Divulgação)

A parte traseira do movimento, que pode ser observada por meio do cristal de safira posicionado no verso da caixa, também possui um acabamento preto brilhante.

Dalí é possível observar a parte inferior dos dois turbilhões, assim como uma pequena engrenagem com a nomenclatura “équilibreur de marche” gravada em uma ponte metálica transversal. Ela é quem transmite a energia equilibrada dos turbilhões para a marcação de horas.

Este dispositivo equalizador de taxa que realiza a ligação dos dois turbilhões de 60 segundos consiste em duas engrenagens concêntricas montadas uma sobre a outra.

Uma mola entre elas tem cada uma de suas extremidades ligada a uma das engrenagens. Cada uma das engrenagens é diretamente ligada a uma gaiola do turbilhão e a mola tensiona ou se estende de acordo com a diferença entre os reguladores ou caso haja algum choque eventual.

(Divulgação)

Seu acabamento é dado por uma pulseira elaborada em couro de crocodilo preto com um fecho elaborado em ouro branco. O valor comercial da peça não foi divulgado. A Speake-Marin não conta com representação no Brasil.