Santos faz novo contrato e garante Neymar até 2014

O novo contrato do craque da Vila Belmiro prevê multa maior em caso de rescisão e um aumento salarial para o jogador

São Paulo – Nem Barcelona, nem Real Madrid. O futuro de Neymar será no Santos, pelo menos até 2014. O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, convocou concorrida entrevista coletiva nesta quarta-feira para anunciar que o jovem craque assinou novo contrato com o clube pela manhã e vai ficar na Vila Belmiro até a Copa do Mundo de 2014, quando espera-se que Neymar seja a estrela da seleção brasileira que vai em busca do hexacampeonato mundial em casa.

O novo contrato tem a mesma validade do antigo, indo até 2014. A diferença é que assegura a permanência de Neymar por mais três anos na Vila Belmiro, com aumento da multa contratual. Em troca, o jogador recebeu mais um aumento salarial. “Quando assinamos (o antigo contrato) em agosto ano passado, o Neymar era um jogador notável, mas já era um ídolo. Agora não temos mais um ídolo, temos um mito. É razoável que as condições econômicas sejam revistas”, explicou Luis Alvaro.

Antes de anunciar o novo contrato de Neymar, Luis Alvaro fez longo discurso e lembrou todas as dificuldades pela qual passou para transformar o sonho “quixotesco” em uma realidade. “Assim, pomos fim à rotina do jovem talento brasileiro ser exportado como matéria prima para os clubes do Velho Continente”, disse o presidente santista, que considera que o novo contrato de Neymar reafirma o Brasil em um novo patamar de desenvolvimento. “Faltava demonstrar ao mundo que, enquanto organizamos a Copa em 2014, poderíamos manter o ídolo de todos jogando aqui com a gente.”

Ao chegar para a entrevista coletiva, Neymar carregava na mão uma camisa do Santos que levava impressa, nas costas, além do seu nome e do número 11, a inscrição “2014”. Ao ser questionado sobre garantias de que ele continuaria no clube até 2014, Neymar simplesmente riu e mostrou a mais uma vez a camisa. Nem ele nem Luis Alvaro, porém, falaram sobre o valor da nova multa rescisória e do novo salário, alegando cláusula de confidencialidade.

Ao renovar com Neymar, Luis Alvaro, que já prepara a sua candidatura à reeleição, revelou uma meta ambiciosa: fazer do Santos a terceira maior torcida do Brasil em 2014, já perto de Flamengo e Corinthians. De acordo com ele, a força da presença do craque de apenas 19 anos na Vila Belmiro não se mede apenas por cota de TV ou pelo valor pago pelos patrocinadores. “É o crescimento geográfico da torcida, é o fenômeno que ele desperta como paixão nos adolescentes”, lembrou o mandatário santista.