Ronaldo e Blatter inauguram “Football for Hope 2014” no RJ

O "Festival Football for Hope" foi criado em 2005 e, desde então, a Fifa investiu US$ 36 milhões em recursos para financiar projetos da iniciativa

Rio de Janeiro – O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o ex-atacante Ronaldo “Fenômeno” inauguraram nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o “Football for Hope 2014”, um torneio internacional juvenil de futebol.

A competição será disputada até o próximo dia 10 na Vila Olímpica Mané Garrincha, no bairro do Caju. O evento conta com a participação de 32 delegações de 27 países.

Além da prática esportiva, o programa conta com projetos voltados para a formação educacional de crianças e adolescentes.

De acordo com a Fifa, o objetivo da competição é ensinar aos participantes valores e formas de enfrentar as dificuldades da vida, “contribuindo para a transformação social dos jovens em escala global, ao abordar os problemas mais presentes de cada uma das comunidades participantes do evento”.

O pontapé inicial da competição foi dado nesta segunda-feira por Ronaldo Fenômeno. Antes da partida, Joseph Blatter, em português, mostrou satisfação pela realização do torneio, que faz parte dos atos oficiais da Copa do Mundo. Sentimento compartilhado por outros participantes do evento.

“Estou muito feliz. É uma experiência riquíssima para todos. Teremos a oportunidade de entrar em contato com outras culturas e com pessoas de todo o mundo”, disse à Agência Efe Juliane Lima, brasileira de 16 anos que participa do torneio.

O treinador da equipe da Costa Rica, Rober Salazar, também destacou a importância do torneio.

“É um evento que dá visibilidade a quem não tem oportunidade e permite a integração através do futebol. O esporte é utilizado como uma ferramenta de desenvolvimento humano. Ganhando ou perdendo, somos todos companheiros”, afirmou.

Os projetos incluídos nesta iniciativa abordam diferentes áreas, como os sem-teto no Reino Unido, a erradicação das minas terrestres no Laos e a divulgação de informações sobre a Aids na África do Sul. Essas temticas serão abordadas em seminários nos quais os jovens poderão compartilhar suas experiências.

O “Festival Football for Hope” foi criado em 2005. Desde então, a Fifa investiu US$ 36 milhões em recursos para financiar os projetos que fazem parte da iniciativa.