Rihanna bate recorde de número de downloads

Cantora acumulou desde abril de 2004 um total de 47,5 milhões de downloads de suas canções

Nova York .- Com apenas 23 anos, a cantora Rihanna acaba de assumir o posto de artista com o maior número de downloads da história, na frente do grupo Black Eyed Peas e do rapper Eminem, segundo dados da empresa de consultoria Nielsen.

Rihanna, nascida em Barbados, acumulou desde abril de 2004 um total de 47,5 milhões de downloads de suas canções, 5,1 milhões a mais que o Black Eyed Peas, segundo o último relatório da Nielsen sobre a indústria musical enviado nesta segunda-feira à Agência Efe.

Eminem obteve durante o mesmo período 42,3 milhões de downloads, enquanto Lady Gaga foi a quarta classificada com poucos mais de 42 milhões e Taylor Swift a quinta com 41,8 milhões.

Por outro lado, a canção mais baixada na internet durante o mesmo período foi ‘I Gotta A Feeling’, do Black Eyes Peas, com 7,6 milhões de downloads, que superou neste ranking duas músicas de Lady Gaga: ‘Poker Face’ e ‘Just Dance’, com 6,5 e 6,4 milhões de downloads, respectivamente.

O título de álbum mais popular na rede correspondeu a ’21’, da cantora britânica Adele, que registrou 1,8 milhões de downloads.

Em suporte físico, o artista mais popular da história (1991-2012), segundo esta classificação, é o cantor de música country Garth Brooks, com 68,5 milhões de discos vendidos.

Brooks venceu os Beatles, que ficaram relegados à segunda posição com 63,3 milhões de álbuns, e Mariah Carey, que vendeu 53,6 milhões.

O disco mais vendido durante este período foi ‘Metallica’, lançado em 1991 pelo grupo de heavy metal de mesmo nome e que vendeu 15,7 milhões de exemplares.

A banda liderada por James Hetfield superou por apenas 200.000 unidades ‘Come On Over’, da canadense Shania Twain, enquanto sua compatriota Alanis Morisette ocupou o terceiro lugar com 14,7 milhões.