Primeiro anime ‘exclusivo’ da Netflix, Knights of Sidonia estreia no começo de julho

História se passa 1.000 anos no futuro, após a destruição da Terra, e gira em torno do órfão Nagate Tanikaze; enredo envolve robôs gigantes e lutas contra aliens

A Netflix lança no próximo dia 4 de julho seu primeiro anime exclusivo em território ocidental. Já transmitido no Japão entre abril e junho deste ano, “Knights of Sidonia” é baseado no mangá de Tsutomu Nihei, lançado lá fora em 2009 e com um enredo que se passa 1.000 anos no futuro, girando em torno do órfão Nagate Tanikaze.

Na história, a raça de aliens gigantes e amorfos Gauna destruiu a Terra, forçando as pessoas a fugir dela em naves enormes construídas a partir de restos do planeta. O Sidonia do título é um desses veículos espaciais, e possivelmente o último existente no universo um milênio após o fim do planeta. Os seres humanos da comunidade que vive lá dentro são todos projetados e modificados geneticamente, conseguindo viver de fotossíntese e se reproduzindo de forma assexuada.

Fora essas peculiaridades de seus habitantes, a longevidade da nave também tem a ver com o grupo de robôs gigantes (ou mechas) que a protege dos ainda recorrentes ataques dos Gaunas. Chamadas de Guardiões, as máquinas são equipadas com um canhão e uma lâmina especial, que consegue atingir o núcleo dos estranhos aliens. Elas também são pilotadas apenas pelos mais capazes, como é o caso do protagonista Tanikaze, que por muito tempo viveu isolado de toda a sociedade.

Pela temática pós-apocalíptica envolvendo mechas, o mangá guarda semelhanças principalmente com as clássicas séries Evangelion e Gundam, e é de se imaginar que o anime preserve essas influências. Aliás, a Netflix não é bem a criadora da série, que foi produzida pela Polygon Pictures e transmitida de forma oficial até agora só no Japão.

O serviço norte-americano age mais como a responsável por trazer os 12 episódios do anime para fora do território japonês – diferente do que faz com BoJack Horseman, por exemplo, que não foi exibido antes de entrar no catálogo do serviço de streaming. De qualquer forma, confira abaixo o trailer de “Knights of Sidonia”, que está disponível tanto legendado e com o áudio original quanto dublado em português.

//www.youtube.com/embed/1WhP6-0oV-M