Polanski abre Festival de Cinema de Nova York com comédia ‘Carnage’

Novo filme do diretor é baseado em uma peça de teatro e conta a história de dois casais que tentam resolver a disputa entre seus filhos pequenos

Nova York – A comédia dramática “Carnage”, novo filme do cineasta Roman Polanski, será encarregada de abrir nesta sexta-feira o Festival de Cinema de Nova York (NYFF), que, até o dia 16 de outubro, irá exibir 27 longas-metragens, incluindo “A Pele Que Habito”, de Pedro Almodóvar.

No filme de Polanski, Jodie Foster, John C. Reilly, Kate Winslet e Christoph Waltz interpretam dois casais que se reúnem para solucionar uma disputa entre seus filhos pequenos.

Baseada no romance da escritora francesa Yasmina Reza, “Carnage” foi adaptado pelo próprio Polanski, que trabalhou no roteiro durante o período de prisão domiciliar. O cineasta foi detido na Suíça depois de ser acusado de manter relações sexuais com uma menor três décadas atrás, nos Estados Unidos.

Além de apresentar “A Pele Que Habito”, novo filme de Almodóvar, o festival também irá exibir uma homenagem ao cineasta espanhol, que, por sua vez, confirmou sua presença em uma sessão especial. Nesta exibição, o diretor será acompanhado pelos atores Antonio Banderas e Elena Anaya, protagonistas do filme.

Com o filme “A Pele Que Habito”, um obscuro drama sobre o conflito de um cirurgião e seu amor perdido, Almodóvar participa pela nona vez do festival nova-iorquino.

O cineasta espanhol estreou em Nova York com o filme “Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos”, em 1988. Ao longo dos anos, Almodóvar também apresentou “A Flor do Meu Segredo” (1995), “Carne Trémula” (1997), “Tudo Sobre Minha Mãe” (1999), “Fale Com Ela” (2002), “Má Educação” (2004), “Volver” (2006) e “Abraços Partidos”, que encerrou a edição de 2009.

Além do festival, Almodóvar também recebe uma homenagem pelo conjunto de sua obra no Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York. Aliás, dia 15 de novembro, haverá uma sessão especial com a presença de Penélope Cruz e Antonio Banderas.

Além das homenagens a Roman Polanski e Pedro Almodóvar, o NYFF também dedicará uma sessão especial ao diretor canadense David Cronenberg, que apresentará o recente “A Dangerous Method (2011)”. O filme aborda a curiosa relação entre o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (Michael Fassbender), seu mentor Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e a psicanalista Sabina Spielrein (Keira Knightley).

Dentro da programação do festival, ainda se destacam: “My Week With Marilyn”, dirigido por Simon Curtis e interpretado por Michelle Williams, Kenneth Branagh e Catherine Zeta-Jones; e “The Descendants”, dirigido por Alexander Payne e protagonizado por George Clooney, que irá encerrar o NYFF no próximo 16 de outubro.