Os mitos e as verdades dos sucos naturais

Frutas e vegetais espremidos na hora são saborosos — mas será que eles oferecem tudo que dizem por aí?

É nutritivo

VERDADEIRO – Quando esprememos uma fruta ou vegetal, boa parte dos nutrientes se transfere para o suco. Sucos feitos com verduras são ricos em magnésio, mineral importante na formação e manutenção dos ossos. Um copo de suco de frutas vermelhas, cítricas ou de kiwi oferece mais de 100% das necessidades diárias de vitamina C, antioxidante que protege os músculos durante os exercícios. E um copo de suco de cenoura tem 900% das necessidades diárias de vitamina A na forma de betacaroteno, que defende o corpo contra os danos oxidantes.

“Desintoxica”

FALSO – Os sucos não conseguem eliminar substâncias químicas, como pesticidas, do organismo. Nosso corpo já faz um ótimo trabalho sozinho na eliminação de toxinas. Mas os sucos fornecem, sim, antioxidantes que, com o tempo, ajudam a proteger contra os efeitos de longo prazo da exposição a compostos prejudiciais.

Hidrata

VERDADEIRO – Tomar um copo de suco de frutas antes ou depois da corrida hidrata e fornece de 15 a 40 gramas de carboidratos. Mas só esse copo tem cerca de 150 calorias. Sucos de verduras e legumes geralmente são menos calóricos, com 50 a 90 calorias por copo.

Ajuda na digestão

FALSO – Alguns entusiastas alegam que se alimentar só de suco por alguns dias dá um descanso bem-vindo ao trato digestivo. Mas o estômago, os intestinos e o cólon são músculos que precisam trabalhar para se manter em forma. Com uma dieta só à base de sucos, sem as fibras de alimentos completos, o trato gastrointestinal fica mais lento.


Melhora o desempenho

VERDADEIRO – Em um estudo recente, ciclistas beberam suco de beterraba ou um placebo por seis dias. Em seguida, pedalaram por 1 hora e logo depois participaram de uma competição de 10 km. Os que beberam o suco de beterraba foram mais velozes, apresentaram mais resistência e gastaram menos oxigênio na prova. Os pesquisadores creditaram essa turbinada ao nitrato encontrado no suco de beterraba, que indiretamente aumenta o fluxo sanguíneo.

Acelera a recuperação

VERDADEIRO – Suco de frutas vermelhas e de romã (como o da marca Juxx) contêm antocianidinas – antioxidantes que ajudam a proteger os músculos. Em um estudo, corredores que beberam suco de cereja antes de uma maratona, no dia da prova e após ela reduziram significativamente a inflamação e tiveram uma recuperação mais rápida em comparação com o grupo do placebo.

Acelera a perda de peso

VERDADEIRO/FALSO – Dizem que fazer jejum parcial tomando apenas suco é uma forma rápida de emagrecer. E é mesmo — se você só tomar sucos de baixa caloria. Mas só beber suco está longe de ser um jeito saudável ou sustentável de perder uns quilinhos. Como o suco tem pouca proteína, você perderia massa muscular, atrapalharia a recuperação dos tecidos e comprometeria a imunidade. Além disso, assim que voltar para a dieta normal, você ganhará peso de novo.