Conheça os benefícios dos alimentos funcionais

A nutricionista Adriana Cardoso aproveitou o Dia da Saúde e Nutrição para incentivar a população incluir produtos saudáveis no dia a dia.

São Paulo – Atualmente, a correria da sociedade urbana defasa parte da alimentação e faz com que as pessoas substituam refeições importantes, como café da manhã, almoço ou jantar, por lanches rápidos e sem o teor nutritivo suficiente.

Adriana Cardoso, nutricionista do Hospital Sepaco, lembra a importância de consumir alimentos funcionais e aproveita o Dia da Saúde e Nutrição (31/03) para incentivar a população a reavaliar seus hábitos e incluir produtos saudáveis no dia a dia. “Os alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos positivos para o crescimento e desenvolvimento humano, e ainda protegem contra deficiências nutricionais. Eles são considerados fonte de prevenção de doenças, pois sua composição melhora o sistema de defesa do organismo”.

Para a especialista, cada alimento é responsável por beneficiar uma parte do nosso organismo. Brócolis, repolho, couve flor, folhas e rabanete, por exemplo, têm a função de aumentar a atividade de enzimas tipo 2 que são protetoras contra carcinogênese.

Já frutas, como melancia e goiaba, possuem ação antioxidante, reduzindo chances de doenças do coração e câncer. O grupo das fibras é responsável pela melhora da flora intestinal, controle de colesterol e na prevenção do câncer do cólon. Para mulheres com sintomas de menopausa e/ou com alto índice de câncer de mama na família, amendoim, soja e legumes são as escolhas mais apropriadas.

“Além da boa alimentação, a inclusão de exercícios físicos e a hidratação diária são a chave para evitar doenças conhecidas, como diabetes, hipertensão, osteoporose e problemas cardiovasculares”, conclui a nutricionista.