Novo Vacheron Constantin combina cronógrafo e calendário

Relógio possui uma caixa elaborada em platina 950, um dos mais nobres dos metais

A mais nova adição da Vacheron Constantin à sua linha Traditionnelle combina a popularidade da função cronógrafo com a sofisticação de um calendário perpétuo.

Traditionnelle Chronograph Perpetual Calendar possui uma caixa que faz jus à complexidade do movimento que está ali dentro: elaborada em platina 950, um dos mais nobres dos metais.

O design facilmente reconhecível da linha Traditionelle está ali presente, que inclui a caixa com detalhes que lembram degraus e o verso com uma trama canelada, além dos ponteiros em formato dauphine e uma marcação de minutos estilo trilhos de trem.

Os traços clássicos de sua caixa e do calendário perpétuo são amenizados pela função cronógrafo, que ainda é complementada por um taquímetro na área mais externa do mostrador.

(Divulgação)

Seu dial possui diversas tonalidades de cinza por conta de acabamentos distintos em cada um dos displays. A porção principal possui cor de ardósia, enquanto o subdial de segundos às 9 horas e o contador de minutos do cronógrafo possuem anéis escovados e a parte central é encaracolada.

(Divulgação)

A indicação de fases da lua, que é apresentada por meio de uma janela junto ao subdial de data, na posição de 6 horas, é elaborada em ouro branco 18 quilates e finalizado à mão com duas luas estilizadas: uma sorridente e outra melancólica. 

Este mesmo material das fases da lua é utilizado para os indicadores aplicados ao redor do mostrador.

Seu movimento inteiramente fabricado in-house é o calibre 1142 QP, que substitui o antigo calibre 1141 QP. Ele pode ser vislumbrado através de um cristal de safira traseiro e é composto por 324 componentes, que incluem 21 rubis.

Sua operação ocorre a 21.600 vph, o que permite uma precisão de um terço de segundo na marcação do cronógrafo, e o usuário conta com 48 horas de reserva de energia.

(Divulgação)

De olho na restrição energética da função cronógrafo, o calibre foi construído para que não sofresse tais consequências na reserva de marcha total.

Além disso, a frequência do calibre foi aumentada de 18.800 vph do movimento anterior para 21.600 vph, de forma que a precisão fosse aumentada, assim como a resistência a eventuais choques.

Este mecanismo entrega a exibição de horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9 horas, marcação central de segundos do cronógrafo, acumulador de 30 minutos do cronógrafo às 3 horas, indicação de dia por ponteiro às 6 horas, concêntrica à apresentação de fases da lua, além de três janelas na porção superior do mostrador: duas para dia da semana e mês e uma para indicação de ano bissexto.

Se for mantido funcionando de maneira ininterrupta, ele não precisaria ser ajustado até o ano de 2100.

(Divulgação)

A caixa em platina possui 43 mm de diâmetro e apenas 12,4 mm de espessura é finalizada por uma pulseira de couro de crocodilo com um fecho no formato da cruz de malta, logo da companhia.

O relógio tem um valor estimado de US$ 150 mil, sem adição de impostos e taxas e será comercializada nas butiques próprias da marca – a loja brasileira encerrou suas atividades há alguns meses.