Novo Civic Type R é apresentado e deve ser lançado em 2017

O protótipo do próximo Honda foi apresentado hoje no Salão de Paris e não deve fugir muito da realidade

O próximo Honda a exibir a mítica designação Type R foi apresentado hoje no Salão de Paris. Trata-se oficialmente de um protótipo, mas que não deve fugir muito da realidade já que o lançamento oficial do carro deve ocorrer nos próximos meses.

Tendo como base o novo Civic hatchback, oType R traz um visual dramaticamente esportivo, com carroceria alargada e o tradicional – e enorme – aerofólio traseiro.

(Divulgação)

Na dianteira, há um spoiler de fibra de carbono com linha vermelha na horizonta, o símbolo da Honda também em vermelho, o logo Type R, entradas de ar adicionais nas laterais dos faróis auxliares e grades e telas em formato de diamante. O capô ganha uma entrada de ar funcional.

(Divulgação)

Saias de fibra de carbono percorrem toda a lateral. As caixas de roda são maiores para abrigar rodas aro 20 com pneus de largura 245. Tanto na dianteira como na traseira, as caixas de roda incluem aberturas na parte posterior, provavelmente destinadas a direcionar o fluxo de ar e auxiliar na refrigeração dos freios Brembo.

(Divulgação)

Na traseira, destacam-se o já citado aerofólio e uma saída tripla de escape em posição central (com o cano do meio pintado de vermelho), ladeado por difusores de fibra de carbono e aletas que auxiliam no direcionamento do fluxo de ar. Outro detalhe impactante são os geradores de vortex nas extremidades laterais do teto, logo acima do vidro traseiro.

(Divulgação)

A motorização não foi divulgada, mas especula-se que seja uma evolução do 2.0 turbinado já utilizado no Type R anterior, com potência acima dos 300 cv. A tração deverá ser dianteira, mas com auxílios como um diferencial de deslizamento limitado.

(Divulgação)

O Type R será fabricado exclusivamente na Inglaterra. Sua apresentação nos EUA está marcada para o próximo SEMA Show, em novembro, e a chegada ao mercado deve ocorrer nos primeiros meses de 2017.

A Honda ainda aproveitou a ocasião para anunciar que o Civic Si (versão esportiva menos radical) também será lançado em 2017. E se é bem difícil de sonhar com o Type R no Brasil, o Si pode ser algo mais próximo de nossa realidade.