Novo A. Lange & Söhne conta com caixa em ouro e dial preto

A peça é uma atualização das versões apresentadas em 2009, inicialmente em ouro rosa e platina

Apresentado no final da última semana, o novo relógio da companhia alemã A. Lange & Söhne traz consigo a combinação sóbria de preto e prateado com a indicação simples, mas insubstituível, de horas, minutos e segundos.

A peça é uma atualização das versões apresentadas em 2009, inicialmente em ouro rosa e platina, que agora carrega a preciosidade do ouro branco e um dial de prata revestido em preto.

A complicação, tão comum de ser apreciada nos mostradores dos relógios da companhia, neste caso, está visível apenas pelo lado do movimento, através de um cristal de safira no verso da caixa.

Trata-se de um sistema de força constante feito por uma transmissão de fuso e corrente. Isto significa que o torque do relógio, a amplitude de oscilação do ajuste e a consequente marcação das horas serão constantes e não sofrerão com atrasos ou adiantamentos de acordo com a tensão da mola principal, durante toda a reserva de energia.

(Divulgação)

A corrente envolve o barrilete de energia e entrega a carga da mola para o trem de engrenagens por meio de uma peça em forma cônica (fuso).

Desta forma, quando a energia do relógio está em seu máximo (corda praticamente cheia) a corrente gira na parte mais estreita do fuso; já no final da corda, a corrente está engatada na região de maior diâmetro do cone, entregando assim uma energia constante.

A própria companhia compara o sistema com o trem de marchas de uma bicicleta, com a diferença de que os raios da peça do relógio são infinitamente variáveis.

Este movimento foi chamado de calibre L044.1. Ele entrega uma reserva de energia de 36 horas e possui um sistema que impede que o relógio receba corda demais ou que ela se esgote completamente, fazendo com que a corrente se estenda completamente.

(Divulgação)

Desta forma, a leitura do tempo no mostrador será feita com a máxima precisão possível. São dois ponteiros centrais para horas e minutos e um ponteiro na posição de 6 horas que realiza a indicação de pequenos segundos.

Eles são elaborados de ouro rodinado e apontam sobre algarismos romanos em branco e segundos em formato de trilho de trem.

Discretos toques de vermelho são dados a cada quarto de hora, nas quatro posições cardeais do mostrador, com algarismos arábicos para 15, 30, 45 e 60 minutos.

(Divulgação)

Tudo isso está abrigado por uma caixa de ouro branco com 40,5 mm de diâmetro e 10,5 mm de espessura. Já o mostrador em preto é elaborado em prata maciça com revestimento preto.

O acabamento da peça é dado por uma pulseira elaborada em couro de crocodilo preto costurado à mão. Apenas 218 unidades do modelo serão produzidas – uma referência ao número de pontos de venda da companhia ao redor do mundo, como se representasse um modelo para cada loja.

O valor comercial do modelo não foi divulgado e a marca não conta mais com comercialização no Brasil.