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Cultura | 27/12/2012 13:26

Sidra, a bebida dos fundadores dos EUA, volta à moda

No Ripple, restaurante da moda em Washington, o maitre, Josh Berner, não tem dúvida: cada vez mais fregueses pedem a carta de sidras

©afp.com / Fabienne Faur

O produtor Chuck Shelton segura uma garrafa de sidra em 4 de dezembro em North Garden, Virgínia

O produtor Chuck Shelton segura uma garrafa de sidra: a sidra americana praticamente desapareceu pouco depois do século XIX, porque os imigrantes preferiam a cerveja

North Garden - O presidente americano John Adams bebia todos os dias um trago no dejejum, afirma o produtor Chuck Shelton, referindo-se à sidra, a bebida favorita dos "pais fundadores" dos Estados Unidos, esquecida durante um tempo, mas que agora faz seu grande retorno às mesas americanas.

No Ripple, restaurante da moda em Washington, o maitre, Josh Berner, não tem dúvida: cada vez mais fregueses pedem a carta de sidras.

"É cada vez mais popular", explica. "Há dois anos nós depreciávamos a sidra, hoje causa furor", acrescenta.

"A sidra está renascendo", afirma Chuck Shelton, de 50 anos e nascido em North Garden, na Virgínia, sudeste de Washington. Sua prensa de sidra está rodeada por uma vasta plantação de 1.500 árvores frutíferas e cerca de 200 variedades de maçã.

Shelton instalou em 2008 a segunda fábrica de sidra artesanal no Estado. Atualmente existem oito. Sua primeira colheita de "sidra dura", termo utilizado para diferenciar a bebida da sidra sem álcool, muito popular nos Estados Unidos, produziu 10.000 garrafas. Três anos mais tarde, já vendia 36.000 garrafas.

O sucesso da produção familiar Albemarle Cideworks reflete uma tendência cada vez mais firme nos Estados Unidos, o país da cerveja onde a sidra, muito consumida pelos primeiros colonos vindos da Europa, voltou de forma contundente.

Segundo a publicação especializada Shanken News Daily, o mercado da sidra, mesmo sendo um apenas um "nicho" em comparação com a cerveja ou o vinho, registra um crescimento estridente com alta de 23% em 2011, chegando a alcançar os 70 milhões de garrafas. A empresa do setor, USA Cider Market Insight, prevê uma progressão de cerca de 30% em 2012.

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