O rapper sul-coreano Psy lançou o vídeo e a dança da sua música, "Gentleman" durante um show lotado neste sábado, em Seul, enquanto quase 160 mil pessoas sintonizadas online também queriam ver se ele conseguiria repetir o mega sucesso que conseguiu com "Gangnam Style".

O vídeo de "Gangnam Style" é o mais visto do YouTube, com mais de 1,5 bilhão de acessos e sua dança foi imitada por milhares de pessoas ao redor do mundo, incluindo o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.

Mas um recente desafio do "Harlem Shake" aumentou a pressão em relação a "Gentleman" e Psy, de 35 anos, deixou claro que estava ciente das expectativas.

"Claro que sinto mais pressão do que antes, porque muita gente está assistindo," ele disse em uma entrevista coletiva antes do show. "A apresentação de hoje é um agradecimento pelo sucesso de 'Gangnam Style'." O vídeo de "Gentleman" mostra Psy dançando num ritmo rápido, gingado, balançando o quadril, usando seus tradicionais óculos de sol e uma variedade de casacos com cores que vão do azul bebê ao rosa choque e ao branco brilhante.

Os fãs, muitos vestidos de branco, atendendo a um pedido de Psy, lotaram os 50 mil lugares do World Cup Stadium, em Seul. O show também foi transmitido ao vivo pela internet. "Gentleman", lançada na sexta-feira, à meia noite, já teve mais de 1.2 milhões de acessos no YouTube, antes do show.

Ela estava no 90º lugar na parada da loja da Apple iTunes."Achei muito bom, super engraçada. Mas é difícil comparar. "Gangnam Style" é perfeita," disse Mark McKeon, de 25 anos, professor de inglês que estava no show, que disse também que acha que mesmo assim a música nova deve ser um sucesso.Outros disseram que o vídeo ajudou.

"Quando escutei a música não achei boa, mas agora está OK, com muitos bailarinos dançando juntos," escreveu um coreano no twiter.

CAMINHO ACIDENTADO PARA A FAMA Psy, cujo nome é Park Jae-sang, se formou no Berklee College of Music nos EUA, mas passou por um período conturbado antes de "Gangnam Style" catapultá-lo, transformando-o num sucesso mundial.Seu disco de estréia, lançado em 2001, "Psy from the Psycho World" teve problemas com a lei, por "conteúdo impróprio", que foi considerada sexualmente sugestiva.

Ele também foi acusado de posse ilegal de maconha em 2002. Ele lançou mais cinco álbuns.O estilo ousado de Psy, que dançou uma música de Beyoncé vestindo um collant mínimo no show de sábado, contrasta bastante com as estrelas refinadas que dominam o K-pop, e que se apresentam cada vez mais em palcos no mundo todo.

"Gangnam Style" já vendeu cerca de 3,59 milhões cópias digitais nos EUA e Canadá, no ano passado, de acordo com o Nielsen SoundScan e Nielsen BDS, ocupando o nono lugar nas paradas de mais vendidos. Ela ficou também em terceiro lugar na lista de mais vendidos em MP3 da Amazon de 2012. Confira o  vídeo de "Gentleman" :

Tópicos: Ásia, Coréia do Sul, Música pop, Indústria da música, PSY, Seul