Aguarde...

Gioconda | 20/02/2012 10:44

Prado apresentará estudo da cópia de Mona Lisa

Museu do Prado apresentará nesta terça-feira o estudo técnico sobre a restauração da cópia do famoso quadro de Da Vinci

Raul Arboleda/AFP

Reproduções da Monalisa expostas em Médelin, Colômbia

Obra ficará exposta ao público no Museu do Prado até o próximo 13 de março

Madri - O Museu do Prado apresentará nesta terça-feira o estudo técnico e os detalhes da restauração realizada sobre a cópia de "Mona Lisa" (A Gioconda), de Leonardo da Vinci, que será exposta em Madri antes de sua mudança ao Louvre, em Paris.

No processo de restauração desta cópia do famoso quadro de Da Vinci, o Museu do Prado descobriu que a relevância de sua "Mona Lisa" era maior do que a considerada até agora, já que a mesma foi realizada na oficina do humanista italiano enquanto ele pintava o original.

Assim, os restauradores descobriram sob o fundo negro do quadro, acrescentado posteriormente, a mesma paisagem toscana que a da "Mona Lisa" do Louvre. A descoberta desta cópia lança novas hipóteses sobre o enigmático quadro de Lisa Gherardini e seu icônico sorriso.

O estudo técnico realizado sobre esta cópia será apresentado nesta terça-feira e contará com a participação do diretor adjunto de Conservação e Investigação do museu, Gabriele Finaldi; a investigadora do Gabinete de Documentação Técnica, Ana González; a restauradora de pintura, Almudena Sánchez; e o chefe do Departamento de Pintura Italiana, Miguel Falomir.

A obra ficará exposta ao público no Museu do Prado até o próximo 13 de março, data em que será transferida ao Museu do Louvre para integrar a mostra "A última obra de Leonardo da Vinci. A Santa Ana", que acontece entre 29 de março e 25 de junho.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados