Aguarde...

Exposição | 30/03/2012 13:30

Mundo cinematográfico de Harry Potter abre as portas

Galpões próximos aos estúdios de filmagem dos filmes em Londres abrigam os cenários, acessórios e o vestuário dos personagens

Nathalie Auriol, da

©AFP / Carl Court

Os "trouxas" poderão perambular pela primeira vez pelo Beco Diagonal

Os "trouxas" poderão perambular pela primeira vez pelo Beco Diagonal

Londres - A escritora J. K. Rowling terminou de escrever sua lucrativa saga e os filmes já geraram bilhões de dólares, mas a Warner Bros está disposta a seguir explorando o filão, e abriu as portas dos estúdios para que os "pottermaníacos" possam descobrir os segredos das filmagens.

Para sua nova atração, "The making of Harry Potter" (A produção de Harry Potter), a empresa americana que produziu os oito filmes da série - que figuram entre as sagas mais bem-sucedidas da história do cinema e da edição -, fez as coisas em grande estilo.

Cerca de 14.000 m2 de galpões perto de Londres, junto aos estúdios onde foram filmadas as aventuras do jovem bruxo, abrigam os cenários, acessórios e o vestuário - todos autênticos - e receberão até 5 mil visitantes diários a partir de sábado.

"A equipe queria realmente que todos pudessem ver estes cenários, que todo este trabalho tão minucioso realizado por numerosos artistas britânicos não se perdesse", explicou Sarah Roots, vice-presidente da filial britânica da Warner Bros.

Os "trouxas" (termo que, no mundo de Harry Potter, designa as pessoas sem poderes mágicos) poderão perambular assim pela primeira vez pelo Beco Diagonal, a rua secreta onde os aprendizes de bruxos compram suas varinhas mágicas, corujas e outros materiais escolares.

Pelas necessidades do roteiro - e, sobretudo, do protagonista Daniel Radcliffe, que quebrou muitas delas tocando bateria - foi preciso fabricar cerca de 3 mil varinhas.

Um pouco mais longe está o Grande Salão do Colégio Hogwarts de Magia e Bruxaria, palco das proezas de Harry.

Chaminé enegrecida de fuligem, animais de pedra nas paredes, bancos de madeira desgastadas pelo uso, tudo foi recriado de forma idêntica. E as mesas ainda mostram a pichação deixada pelos atores, com a bênção de alguns produtores, que buscavam autenticidade.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados