Aguarde...

Ben Bella | 11/04/2012 21:53

Morre primeiro presidente da Argélia após a independência

Ben Bella, nascido em de Marnia, em 25 de dezembro de 1916, iniciou sua carreia na política em 1945, quando foi designado prefeito da sua cidade natal

Creative Commons

Pelé, Benbella e Garrincha

Pelé e Garrincha com o então presidente argelino Benbella

Argel - O político argelino Ahmed Ben Bella, o primeiro presidente da Argélia após a independência da França em 1962, morreu nesta quarta-feira em sua casa de Argel, informou a agência argelina ''APS''.

Ben Bella, de 96 anos, deu entrada no hospital militar Muhammad al Saghir em fevereiro, revelou a agência estatal argelina. Logo que a notícia se propagou, delegações oficiais começaram a chegar a casa do líder, que recebeu reforço da Polícia, constatou a Agência Efe.

Ben Bella, nascido em de Marnia, em 25 de dezembro de 1916, iniciou sua carreia na política em 1945, quando foi designado prefeito da sua cidade natal.

Quatro anos mais tarde, o político começou a se concentrar na luta anticolonialista contra a França e participou da fundação da Frente de Libertação Nacional (FLN).

Em 1962, após quase oito anos de luta armada, o grupo forçou a renúncia de Paris da ocupação do território argelino. Detido em várias ocasiões pelas autoridades coloniais, Ben Bella foi posto em liberdade definitivamente em março de março de 1962 e retornou à Argélia a partir do exílio na Tunísia para dirigir a transição do país.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados