Aguarde...

Alimentação | 07/10/2011 11:21

6 mitos e verdades sobre alimentação

Descubra o que realmente é verdade sobre a rotina diária de refeições - e mude seus hábitos

Flickr (Daniel Lobo)

Mesa farta

Mesa posta com diversos tipos de comida repletas de mitos e verdades sobre seu consumo

Manga com leite pode causar a morte, beber líquido durante as refeições deixa a pessoa barriguda, leite é o único alimento que tem o aporte de cálcio necessário para o organismo. Esses e outros mitos atrapalham muito na hora de se alimentar. São tantos e tão antigos que é quase impossível eliminá-los. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, a nutricionista Juliana Trevilini Garcia responde algumas perguntas.

1. Comer e beber durante as refeições prejudica a absorção dos nutrientes

Verdade. A digestão é prejudicada ao misturar a refeição com qualquer bebida. Para que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente, o nosso corpo precisa liberar enzimas digestivas e ácido clorídrico para a digestão dos nutrientes. A ingestão de líquidos, acima de 200 ml provoca a diluição do suco gástrico, interferindo na digestão. As bebidas gaseificadas, principalmente a base de cola, são alcalinizastes e prejudicam ainda mais a digestão dos alimentos e, consequentemente, a absorção adequada de nutrientes no intestino.

2. Comer e beber durante as refeições pode desenvolver barriga

Mito. A maioria das pessoas que toma líquido junto com as refeições não mastiga corretamente e acaba empurrando a comida com o líquido. Consequentemente come muito rápido e em maior quantidade, aumentando o peso. Para liberar hormônios que induzem à saciedade o nosso cérebro precisa de que a refeição dure, pelo menos, 20 minutos.

3. Comer manga com leite causa congestão

Mito. Manga com leite não causa indigestão nem faz mal à saúde. Essa crença se perpetuou na história a partir da escravidão. Os senhores de engenho inventaram o mito para impedir que seus escravos consumissem mangas e não tomassem o leite, que era destinado ao consumo da família da “casa grande”. Por isso, os feitores espalhavam que a combinação fazia tanto mal que causava a morte. Atualmente, estuda-se muito sobre o consumo do leite por pessoas sensíveis, pois o alimento pode causar gastrite, refluxo e azia.

 

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados