Aguarde...

Helmut | 25/04/2012 12:43

Exposição em Paris homenageia inventor do pornô chique

Luxo, volúpia e provocação marcam a primeira retrospectiva de Helmut Newton, fotógrafo que inventou o pornô chique

Marilane Borges, da

Getty Images/Carsten Koall

Helmut Newton

Exposição permanente de Helmut na Alemanha; em Paris exposição tem mais de 200 trabalhos, a maioria em tiragens originais

Paris - “Eu adoro a vulgaridade. Na verdade, sou atraído pelo mau gosto, que me parece bem mais excitante que o pretenso bom gosto, que nada mais é que a normatização do olhar”, provocava Helmut Newton. Neste momento, em Paris, todas as salas da ala sudeste do Grand Palais estão impregnadas de erotismo graças a imagens vintage, em preto e branco, de nus femininos clicadas pelo homem que inventou o pornô chique. A exposição Helmut Newton (1920-2004) tem mais de 200 trabalhos, a maioria em tiragens originais, com formatos variados – de polaroides a quadros monumentais –, com belíssimas musas em poses ultraprovocantes.

O percurso da mostra, estabelecido de forma retrospectiva, ajuda o visitante a entender e se familiarizar com os temas recorrentes que compõem o universo newtoniano: moda, nus, retratos, sexo e luxúria. Numa das salas, também é possível assistir ao documentário Helmut by June, produzido pela viúva, June Newton. A imagem da abertura da exposição é um autorretrato de Helmut Newton refletido no espelho, enquanto fotografa uma modelo nua. Sentada, observando-o, aparece June Newton.

Discreta e apaixonada, June abandonou sua carreira de atriz para dedicar-se com total exclusividade ao marido. Quando eles se conheceram, em 1946, Newton estabeleceu as regras do relacionamento: “Eu fotografo, você cuida de tudo”, conta ela, sua companheira por mais de 40 anos. Por meio da Fundação Helmut Newton, June gerencia as obras de seu marido ao redor do mundo e coproduziu essa retrospectiva.

Paloma Picasso, Charlotte Rampling, Naomi Campbell, Elizabeth Taylor, Isabelle Huppert, Cindy Crawford, Ava Gardner… todas as mulheres que importam, em diferentes épocas, posaram para as lentes de Helmut Newton, com e sem roupa. A atriz francesa Catherine Deneuve conta que não se lembra ao certo em que circunstâncias sua fotografia foi tirada.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados