Fama em prol de uma causa nobre

São Paulo - Para além do reconhecimento público de uma carreira bem sucedida, a fama obtida no mundo do show business é sinônimo de influência. Os dotados de tal aura são capazes de magnetizar multidões para um determinado estilo de vida, um tipo de pensamento e de ação. Cientes de sua condição, muitos artistas usam esse prestígio para defender e disseminar causas nobres.

Uma das personalidades que melhor expressam essa faceta é Leonardo DiCaprio. O discurso do ator ao receber o Oscar por seu papel em "O Regresso" ilustra bem seu engajamento em defesa pelo meio ambiente: "O filme foi sobre a relação do homem com a natureza, um mundo que teve em 2015 o ano mais quente já registrado. Nossa produção teve que se mudar para a parte mais ao sul do planeta só para achar neve. A mudança climática é real. Está acontecendo agora", disse ele. 

E acrescentou: "Precisamos trabalhar coletivamente e parar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes do mundo todo que não falam pelos grandes poluidores e grandes corporações, mas que falam por toda a humanidade, pelos povos indígenas do mundo, pelas bilhões e bilhões de pessoas desamparadas que serão as mais afetadas por isso, pelos nossos netos, e pelas pessoas que tiveram suas vozes afogadas pela ganância política".

Ativista fervoroso, o astro revelado em 'Titanic' criou até uma fundação com o seu nome, que reúne os problemas mais urgentes ligados ao tema — das consequências do aquecimento global à importância de optar por fontes de energia renováveis e de preservar espécies de animais em risco de extinção.

Seus esforços lhe renderam, em 2003, o título de "Líder Ambiental", concedido pela associação ambiental Global Green USA. Ele também co-produziu e narrou o documentário 11th Hour, sobre o aquecimento global, ao que se seguiram outros, como ‘Global Warning', ‘Water Planet' e "Cowspiracy". 

DiCaprio não está sozinho. No hall ‘verde’ da fama, outras personalidades unem-se a ele. Confira nas imagens celebridades que usam sua influência e visibilidade para apoiar causas ambientais.

Tópicos: Artistas, Celebridades, Meio ambiente, ONGs, Oscar, Sustentabilidade