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Dobradinha | 06/05/2013 12:45

As vantagens de correr duas vezes ao dia

Você não precisa ser um atleta de elite para treinar duas vezes por dia

Stock Xchng

Pessoas correndo e ciclista

Estudos sugerem que dividir o treino em dois e correr quando seu corpo não está totalmente descansado pode impulsionar a queima de gordura

São Paulo - Treinar de manhã e à tarde é uma coisa comum na agenda de corredores profissionais. Mas grande parte dos mortais nem sonha em fazer isso alegando falta de tempo e medo de sofrer lesões. “Existe o mito de que as dobradinhas são algo só para os atletas de elite, com muito volume de treino”, diz Steve Magness, fisiologista do esporte e treinador de atletismo na Universidade de Houston (EUA).

“Mas essa estratégia pode trazer vantagens para muita gente”, incluindo quem está tentando espremer mais alguns quilômetros na agenda cheia e corredores avançados em busca de melhores resultados. É o caso de Antonio Pereira, de 43 anos, que está treinando forte para buscar um sub-4h na Maratona de São Paulo e faz dobradinhas uma ou duas vezes por semana para ganhar volume. “O treino quebrado em dois períodos ajuda a compatibilizar a corrida com a vida pessoal e profissional”, afirma o corredor de Santo André (SP).

A tática tem fundamento: estudos sugerem que dividir o treino em dois e correr quando seu corpo não está totalmente descansado pode impulsionar a queima de gordura, ensinar o corpo a utilizar o glicogênio de forma mais eficiente e retardar a fadiga.

“Ao encurtar o tempo de descanso entre as corridas, você desafia seu corpo a se recuperar mais rápido”, diz Greg McMillan, fisiologista do esporte e treinador em Flagstaff, no Arizona (EUA). Mas correr duas vezes por dia pode ter resultados desastrosos se você exagerar. Veja a seguir quando é bom fazer uma dobradinha e como fazer isso de forma segura.

Otimize o treino

É possível aumentar a quilometragem semanal com uma dobradinha por semana e ainda manter um dia livre para descansar. De 4 a 10 horas após um treino de qualidade, como intervalados ou tempo runs, corra por 20 a 45 minutos sem se preocupar com o ritmo. Você ganha volume e ajuda o corpo a se recuperar da primeira corrida, pois aumenta a irrigação sanguínea, ajudando a eliminar o ácido lático.

O resultado são pernas mais descansadas para a próxima corrida. “É melhor que uma massagem”, diz o treinador americano Brad Hudson. Nos dias em que você não consegue nem pensar em calçar seus tênis pela segunda vez, tente fazer deep running (corrida na água), aparelho elíptico ou pedalar. Os benefícios para a recuperação são parecidos, mas o impacto é menor.

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