Aguarde...

Facebook | 03/08/2011 06:09

Aplicativo de trocas ajuda a se livrar de objetos esquecidos em casa

O app gratuito “Dois Camelos” está hospedado no Facebook

Getty Images

Homens segurando caixas

No "Dois Camelos" não são permitidas transações com dinheiro, apenas trocas de objetos ou serviços

São Paulo – Quando percebeu que sua casa estava cheia de objetos quase novos e sem uso, como brinquedos e roupas, a arquiteta Fernanda Cunha de Athayde chamou as amigas e propôs uma troca coletiva por artigos que também estivessem parados em suas casas. Foi desse encontro que surgiu a ideia do “Dois Camelos”, um aplicativo gratuito no Facebook voltado exclusivamente para trocas.

Inaugurado neste ano com a ajuda do empresário Rafael Zanoni, o app já tem mais de 10.000 adeptos e já foi intermediário de trocas inusitadas, como estadias em casas de praia, terreno de chácara e até vidro de carro. Segundo a idealizadora, a vantagem de hospedar esse aplicativo no Facebook é a possibilidade de conferir o perfil do usuário e saber mais sobre ele antes de realizar a troca.

A própria Fernanda já realizou dois escambos no aplicativo. Uma delas foi um perfume Chanel Nº 5 por um Burberry. Na outra, ela se livrou de uma bicicleta infantil com rodinhas e recebeu 10 camisetas de maratona para distribuir na família.

Ela conta que essa troca foi especialmente difícil, pois a pessoa com quem queria trocar não tinha, a princípio, nada que a interessasse. “Mas vi que ela tinha muitas camisetas e resolvi topar. Depois de entregar as encomendas, a moça com quem eu fiz a troca contou que a filha dela até dormiu com a bicicleta, de tanto que gostou”, diz.

Essa satisfação pode ajudar a emplacar outras trocas. No aplicativo, existe um fórum, onde as pessoas podem falar sobre os problemas que já tiveram com as trocas. E, em breve, cada usuário terá um termômetro, que medirá quantas trocas já fez e se todas correram bem.

Para os internautas que querem fazer trocas com pessoas da mesma cidade, o “Dois Camelos” tem a opção de cadastrar o CEP do internauta e rastrear os produtos mais próximos. Mas nada impede que as pessoas façam negócios com quem está em outra cidade, ou até outro país.

Para facilitar a previsão de quanto fica o frete das encomendas, o aplicativo firmou uma parceria com os Correios que disponibiliza uma calculadora de custos de postagem. Outras parcerias também estão sendo firmadas com estabelecimentos ligados na sustentabilidade e no combate ao desperdício para “credenciar” pontos de encontro confiáveis para troca.

“Já temos cinco parceiros em Curitiba. Dessa forma, nós conseguimos promover esses lugares, dar publicidade a eles, gerar receita para o aplicativo e facilitar as trocas”, afirma Fernanda. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para usuários do Facebook, mas A idealizadora do “Dois Camelos” pretende estendê-lo para outras plataformas, como o recente Google+.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados