São Paulo - A atriz e modelo britânica Rosie Huntington-Whiteley liderará nesta segunda-feira o desfile da marca brasileira Animale, a primeira a se apresentar nas passarelas da São Paulo Fashion Week as propostas para o verão 2013.

A 'top-model' da Victoria's Secret e protagonista de 'Transformers: O Lado Oculto da Lua', quando substituiu Megan Fox na saga, será a principal estrela internacional nesta edição do evento, que se estenderá até 16 de junho nos pavilhões da Bienal do Parque Ibirapuera. No quarto dia, a sul-africana Candice Swanepoel será a atração ao desfilar pela Colcci.

O espaço cultural da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer, se transformou no epicentro da moda brasileira e receberá três marcas que estiveram ausentes nos últimos anos, além de duas estreantes.

O desenhista Ronaldo Fraga, com sua marca homônima, e as coleções de Paula Raia e Fórum, assinada pela estilista Marta Ciribelli, voltam às passarelas brasileiras.

Enquanto isso, se apresentam pela primeira vez no evento o costureiro Vitorino Campos, com a coleção 'Não traduçao', que se baseia em peças retas e de silhueta mais longas, e a marca Teca por Gelou Rocha, que se apresentou no mês passado na Fashion Rio.

A 33ª edição da São Paulo Fashion Week terá a ausência de marcas tradicionais como Maria Bonita, Cori e Mario Queiroz. Enquanto isso, Paula Raia, Neon, Reinaldo Lourenço e Cavalera programaram desfiles paralelos em palcos externos.

Algumas modelos brasileiras de renome, como Alessandra Ambrosio e Gisele Bündchen, também não estarão no principal evento de moda nacional.

A São Paulo Fashion Week terá como tema 'A gente transforma - Histórias que contam' e apresentará propostas com roupas soltas e justas, transparentes e bordadas, inspiradas em expositores de outras manifestações artísticas como pintura e arquitetura, além da geometria.

O evento terá uma programação alternativa, que inclui encontros entre empresários do setor têxtil, conferências de especialistas, lançamento de publicações de moda e exposições artísticas relacionadas com o evento.

Tópicos: Fashion Week, Setores, Moda, São Paulo, Cidades brasileiras, Metrópoles globais