Com a proximidade do fim do ano, chegou a hora de muitas famílias começarem a planejar onde vão passar as férias de verão. Quando a viagem inclui crianças pequenas, a decisão exige um pouco mais de planejamento e a escolha de destinos com estrutura suficiente para não deixar os pequenos entediados ou incomodados. Veja agora uma lista de cinco lugares no Brasil que são ideais para fazer turismo com os filhos.

Caldas Novas e Rio Quente, Goiás

Considerada a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas atrai milhares de turistas que vão em busca das águas com temperaturas que variam entre 30ºC e 57ºC. A região possui uma grande estrutura de hotéis e clubes que oferecem piscinas com águas quentinhas, mas o destaque vai para o Hot Park, maior complexo de lazer das redondezas, localizado na cidade de Rio Quente. É imperdível passar um dia descendo nas corredeiras e tobogãs radicais ou relaxando nas lagoas, piscinas e hidromassagens. O parque também oferece atividades como hidroginástica, passeios a cavalo, trilhas e tirolesa.

São Paulo, São Paulo

Pode parecer estranho, mas a cidade é sim um ótimo destino para viajar com crianças. Lá, há alguns dos melhores museus do país, como o Museu da Língua Portuguesa e do Futebol. Além, é claro, do Masp, do Catavento, do Planetário do Parque do Ibirapuera e do Aquário de São Paulo. Para não dizer que só dá para fazer programas educativos, passar um dia no Hopi Hari ou no parque aquático Wet n' Wild, localizados a 35 minutos do centro de São Paulo, no município de Vinhedo, é uma opção pra lá de divertida.

Porto de Galinhas, Pernambuco

O mar calmo, quase sem ondas, as águas mornas e a extensa faixa de areia fazem de Porto de Galinhas um bom destino para quem quer aproveitar um pouco o sol do verão e deixar as crianças se divertirem à vontade. Um passeio de jangada que leva os turistas para alimentar peixinhos costuma ser o favorito dos pequenos, mas também existem opções para andar de bugue por entre praias e coqueirais ou ainda visitar o projeto Hippocampus, com aquários de cavalos-marinhos ameaçados de extinção.

Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

Opções não faltam para quem vai viajar com crianças pelo sul do país. O passeio de maria-fumaça que sai de Garibaldi em direção a Carlos Barbosa é diversão para toda a família. Em Gramado, é possível passear entre construções em miniatura no parque Mini Mundo, além de ver os automóveis antigos do Hollywood Dream Cars. Já Canela oferece contato direto com a natureza no belo Parque do Caracol e uma viagem pelo mundo dos trens no parque temático Mundo a Vapor. No mês de dezembro, a cidade recebe ainda uma decoração de natal deslumbrante.

Fortaleza, Ceará

Fortaleza tem opções para crianças que vão além do já famoso Beach Park. A Praia do Futuro, por exemplo, possui diversas barracas que oferecem um ambiente bem "kid friendly". Destaque para as barracas Crocobeach e Itapariká, que possuem fraudário, banheiros limpos, parquinho e piscinas. Já o Centro Cultural Dragão do Mar é um complexo com planetário, teatro, cinema e biblioteca, e oferece programação gratuita para menores.


Natália Becattini, jornalista e blogueira do 360meridianos Natália Becattini é formada em jornalismo pela UFMG e também escreve para o blog 360meridianos

Tópicos: Crianças, Viagens, Dicas de Viagem, Turismo, Setores, Viagens pessoais