Aguarde...

Lista | 13/12/2011 15:04

16 alimentos que não podem faltar para emagrecer

Confira alguns itens que ajudam a perder peso com saúde

Robert Milek / Dreamstime

Laranja com fita métrica

A laranja é um dos alimentos que não podem faltar na dieta de quem quer emagrecer

São Paulo – Nenhum alimento faz milagre, mas alguns, associados a hábitos saudáveis, podem ajudar a perder alguns quilinhos. De acordo com a nutricionista Karina Dantas, existem alguns ingredientes, chamados de termogênicos, que exigem mais energia do organismo para serem digeridos, por isso, ao aumentar o metabolismo da pessoa, auxiliam no emagrecimento.

É o caso da pimenta e do chá verde, por exemplo. “Até o momento, pesquisadores conseguiram demonstrar esses efeitos, mas o aumento do metabolismo causado pela ingestão desses alimentos, por si só, não é capaz de grandes diferenças no ponteiro da balança. Os resultados são mais eficientes e duradouros com a adoção de outros hábitos saudáveis”, afirma a nutricionista.

Mas nem tudo é liberado para todos. “Alguns termogênicos devem ser consumidos com orientação, para evitar desconfortos e efeitos colaterais”, diz. Um exemplo é a pimenta vermelha, que não deve ser ingerida por pessoas com problemas gastrointestinais, como refluxo, gastrites, úlceras e hemorroidas. Quem tem pressão alta ou doenças cardíacas também deve ter orientação antes de comer qualquer tipo de alimento com essa propriedade.

Segundo Karina, na hora de usar os ingredientes – por mais benéficos pareçam ser – o que deve reinar é o bom senso, sem exageros em quantidades ou na frequência com que se come. A seguir, a nutricionista listou os alimentos que não podem faltar na lista de compras de quem está de dieta.

Alimentos integrais

Arroz, massas, cereais integrais em geral carregam grande quantidade de fibras. Elas possuem baixa caloria e são muito úteis no emagrecimento, pois melhoram o funcionamento dos intestinos, reduzem a absorção de colesterol, gorduras e açúcares e dão uma sensação maior de saciedade. Se consumidas em excesso, no entanto, as fibras podem prejudicar a absorção de vários nutrientes.

 

 

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados