Dólar R$ 3,27 -0,31%
Euro R$ 3,65 -0,10%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,31% 63.481 pts
Pontos 63.481
Variação 1,31%
Maior Alta 4,33% SMLE3
Maior Baixa -3,01% VALE3
Última atualização 24/05/2017 - 12:09 FONTE

Nina Simone receberá Grammy por trajetória artística

Com trajetória marcada pelo ativismo negro, Nina se tornou uma das cantoras mais célebres do soul

Uma das cantoras mais talentosas de todos os tempos, Nina Simone (1933-2003) vai receber o Grammy de carreira artística em 2017. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pela Academia da Gravação, entidade responsável pela premiação.

Prodígio do piano, a cantora afro-americana gravou mais de 40 álbuns ao longo de cinco décadas de carreira. Com trajetória marcada pelo ativismo negro, Nina se tornou uma das cantoras mais célebres do soul.

A estrela, que nunca recebeu um Grammy em vida, ficou conhecida pela interpretação de grandes canções, incluindo I Loves You, Porgy, Feeling Good e Sinnerman

Em 2016, a história da cantora foi retratada no documentário original da Netflix indicado ao Oscar What Happened, Miss Simone?, dirigido por Liz Garbus.

Grammy especial

O prêmio em questão, chamado originalmente de Grammy Lifetime Achievement Awards, reconhece as carreiras de artistas influentes na história da música e é concedido além dos Grammy habituais.

Além de Nina Simone, em 2017 também recebem o prêmio de carreira artística: The Velvet Underground, banda que revolucionou a música rock na década de 1960; Sly Stone, líder da banda Sly and the Family Stone; a estrela do gospel Shirley Caesar e o ícone do piano Ahmad Jamal; além de Charley Pride, o ex-jogador de beisebol que foi o primeiro afro-americano a ter sucesso na música country.

À Variety, Neil Portnow, presidente da Academia da Gravação falou sobre a escolha de Nina e dos outros artistas que serão homenageados:

“Os destinatários dos prêmios de mérito são um grupo de prestígio formado por diversos e influentes artistas que criaram e contribuíram para algumas das gravações mais singulares da história da música. Essas personalidades excepcionalmente inspiradoras estão sendo homenageadas como artistas lendários […] Suas realizações extraordinárias e paixão por seus respectivos ofícios criaram um legado atemporal.”

A cerimônia principal do Grammy acontecerá em 12 de fevereiro em Los Angeles. Beyoncé lidera as indicações dessa edição.