Morre Carroll Shelby, ícone da indústria automobilística

Sua mais famosa criação foi o esportivo Cobra, apresentado no Salão do Automóvel de Nova York em 1962

Washington .- Carroll Shelby, o lendário piloto e designer de automóveis americano que criou o veículo esportivo Cobra, morreu aos 89 anos em um hospital de Dallas, informou sua empresa nesta sexta-feira.

A companhia de Shelby, Carroll Shelby International, anunciou em comunicado que sua morte ocorreu na quinta-feira em Dallas (Texas) por causas não divulgadas.

Nascido em 1923 em Leesburg (Texas), Shelby foi aviador durante a Segunda Guerra Mundial e tinha recebido dois transplantes, de coração e de rim, na década de 1990.

Depois da guerra, dedicou-se à criação de frangos e, quando o negócio quebrou, começou a participar de corridas de automóveis, convertendo-se numa estrela do circuito durante os anos 1950, com vitórias nos Estados Unidos e em Le Mans (França).

Um problema cardíaco levou-o a abandonar a carreira esportiva e passou então a se dedicar ao design. Sua mais famosa criação foi o esportivo Cobra, apresentado no Salão do Automóvel de Nova York em 1962.

Em 2007, um modelo Cobra de 1966 – que pertenceu ao próprio Shelby – foi leiloado por US$ 5,5 milhões, valor recorde para um automóvel americano.

Além do Cobra, também ficou conhecido pela linha Shelby dos Ford Mustang.