Livro inédito de Tolkien será publicado ainda neste mês

Livro inédito começou a ser escrito em 1914, quando o autor de "O Senhor dos Anéis" era estudante universitário

São Paulo – Os herdeiros de J.R.R. Tolkien anunciaram que irão lançar um manuscrito inédito, escrito há mais de 100 anos pelo autor da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Chamada “A História de Kullervo”, a obra é um dos primeiros trabalhos de Tolkien e ajudou o escritor a estabelecer os parâmetros para as histórias que ele contaria mais tarde sobre a Terra Média.

Tolkien começou a escrever Kullervo em 1914, durante seus tempos de estudante na Universidade de Oxford.

A história conta as aventuras de um órfão amaldiçoado com poderes sobrenaturais, e é baseada no poema épico finlandês Kalevala.

Apesar de o escritor nunca ter terminado de escrever o texto, ele usou a obra como base para suas futuras histórias e línguas ficcionais.

“O embrião das tentativas de escrever lendas de minha autoria para colocar minhas línguas particulares foi a trágica lenda do infeliz Kullervo na Kalevala finlandesa. Continua sendo um assunto importante nas lendas da Primeira Era (que espero publicá-las como O Silmarillion)”, afirmou Tolkien em uma carta escrita durante os anos 1960. O Silmarillion seria publicado em 1977.

Apesar de essa ser a primeira vez que o Kullervo será vendido ao públcio, o manuscrito foi originalmente encontrado pelo pesquisador especialista em Tolkien Verlyn Flieger, em 2010.

O livro chega às livrarias britânicas em 27 de agosto. Ainda não há previsão de tradução para português.