Fotógrafo leva Piscinão de Ramos a Nova York

O brasileiro Julio Bittencourt vai expor suas fotos na 1500 Gallery, a partir de setembro

São Paulo – Construído em 2001, o Piscinão de Ramos, piscina artificial de água salgada do Rio de Janeiro, ganhou fama nacional ao ser um dos cenários da novela "O Clone", de Gloria Perez, veiculada na mesma época. Dez anos depois, o lago de 26.414 metros quadrados situado na zona norte carioca é exportado para Nova York pelas lentes do fotógrafo Julio Bittencourt, que já teve fotos publicadas em revistas como Esquire, Geo e Stern, e nos jornais Le Monde e The Guardian.

Intitulada “Ramos”, a exposição é o trabalho mais recente do fotógrafo e vai mostrar um pouco de quem frequenta esse lugar circundado por 15 favelas e que já recebeu 60.000 pessoas em um final de semana.

As imagens serão expostas na 1500 Gallery, especializada em fotografia brasileira, de 21 de setembro de 2011 a 28 de janeiro de 2012. A mostra contará com cinco fotos, um políptico (painel composto por várias imagens) de seis fotos e um vídeo em stop-motion com as imagens tiradas por Bittencourt. A exposição foi destaque na seção LightBox da Time.