Estreia de filmes no Brasil muda de sexta para quinta-feira

Feneec divulgou um comunicado que os filmes serão lançados por aqui nas quintas-feiras, e não mais as sextas.

As estreias de filmes nos cinemas brasileiros sofrerão uma grande mudança a partir de 13 de março. A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) divulgou nesta sexta-feira (21) um comunicado que os filmes serão lançados por aqui nas quintas-feiras, e não mais as sextas.

“Hoje, a quinta-feira é agitada, animada em várias cidades do Brasil. Mas o público interessado em filmes não encontra novidade neste dia”, disse Paulo Lui, presidente da Feneec, em comunicado à imprensa. 

De acordo com a Feneec, ainda não há um consenso entre os exibidores sobre os preços praticados nesse novo dia e a decisão ficará a cargo de cada rede de cinemas no país. “A resolução foi tomada após uma negociação entre exibidores e distribuidores, que durou meses e quebra uma tradição de mais de 20 anos de lançamentos na sexta”, diz um trecho do comunicado.

Outra justificativa da Federação é que filmes com verba de divulgação menor tenham um dia a mais para se beneficiar da propaganda boca a boca.

Alguns países como Alemanha, Rússia, Austrália, Argentina, Peru, Bolívia e Chile já usam a quinta-feira como dia de estreias nos cinemas.

Produções como “Need for Speed”, “About Last Night”, “Prenda-me”, “Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras”, “Refém da Paixão” e as nacionais “Alemão” e “Éden” serão as primeiras a chegar às quintas-feiras.