Este curso pode fazer você economizar na cerveja

Aprender a fazer a própria cerveja pode ser um negócio divertido e bom para o seu bolso

São Paulo – Um curso que ensina todas as técnicas de como se faz uma boa cerveja e ainda traz economia para o bolso pode parecer sonho, mas, sim, ele existe.

Conhecido mundialmente como homebrewing, que em tradução livre seria algo como “cerveja em casa”, o curso pode ser feito na Sinnatrah Cervejaria Escola e em apenas um dia você consegue aprender todo o processo de fabricação de uma cerveja. 

De acordo com Rodrigo Louro, coordenador do curso e sócio da Sinnatrah, uma garrafa artesanal feita em casa normalmente chega a ficar 400% mais barata na comparação com uma cerveja comprada em empórios ou supermercados. 

Ingredientes, como malte, lúpulo, fermento, água e sanitizantes, para fazer 20 litros de uma cerveja no estilo Pale Ale, mais fortes e amarga, custam em média 100 reais – ou seja, 2,5 reais por garrafa de 500 mililitros.  

“Um produto nacional no mesmo estilo não custa menos que 12 reais”, afirma o Louro.

Ainda segundo ele, a cerveja feita em casa fica tão boa quanto um produto da prateleira e ainda é possível dar um toque pessoal na receita, como o uso de temperos e especiarias.

“Claro que não deixamos de comprar cervejas que gostamos, mas a cerveja caseira é uma alternativa para quem quer testar sabores ou diminuir a conta do bar”, explica o especialista.

Investimento

Para quem pensa em começar a fazer a própria cerveja, no entanto, será necessário investir em alguns equipamentos básicos para a produção da bebida, que custam a partir de 400 reais, mas o investimentos pode valer a pena para quem gosta de apreciar uma boa cerveja.