Esta dieta ajuda a combater o “mau” colesterol

Criada pelo “National Institutes of Health’s National Cholesterol Education Program”, nos Estados Unidos, programa visa em poucas semanas diminuir o LDL

São Paulo – A Dieta TLC (Therapeutic Lifestyle Changes), em tradução livre seria algo como Mudanças Terapêuticas no Estilo de Vida, foi criada pelo “National Institutes of Health’s National Cholesterol Education Program”, nos Estados Unidos, e visa em poucas semanas diminuir o LDL, mais conhecido como mau colesterol

O objetivo desta dieta é diminuir em até 8% o colesterol ruim do organismo em seis semanas. Parecida com a dieta DASH, o programa é rico em frutas, legumes, grãos integrais, laticínios com pouca gordura ou sem gordura, peixe e aves sem pele. 

Já alimentos como carnes vermelhas, laticínios integrais e frituras devem ser evitados.

A Dieta TLC preferencialmente deve ser acompanhada com o auxílio de um nutricionista, uma vez que o profissional poderá ajudar no cálculo da necessidade energética de cada pessoa a fim de montar o cardápio mais adequado.  

Na hora de fazer o cálculo do número de calorias diárias da dieta, deve ser levado em consideração se o paciente quer perder peso ou se quer só controlar o colesterol. Com base nisso, o nutricionista cria a combinação mais indicada.

De acordo com o site U.S. News, especializado no assunto, embora o objetivo principal da Dieta TLC seja o controle do colesterol, ela normalmente auxilia também na perda de peso, uma vez que a ingestão de gordura e açúcar é reduzido.