Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Disney retira “A Bela e a Fera” da Malásia após censura

Empresa se recusou a acatar uma medida do governo do país de proibir sua exibição sem o corte de um "momento gay" dentro do filme

Kuala Lumpur – A Walt Disney iniciou o lançamento mundial do filme “A Bela e a Fera” nesta quinta-feira, mas decidiu retirar o longa dos cinemas da Malásia depois que o governo do país manteve a decisão de proibir sua exibição sem o corte de um “momento gay”.

Estrelada por Emma Watson no papel da jovem Bela, que se apaixona pela Fera, a produção conta pela primeira vez na história dos estúdios Disney com um personagem gay.

A empresa se recusou a fazer o corte e retirou o filme das salas do país de maioria muçulmana, onde a homossexualidade é desestimulada pelos líderes religiosos.

“O filme não foi e não será cortado para a Malásia”, afirmou a Disney em um comunicado.

Indagado se o país irá mudar de ideia a respeito da exigência da edição, o presidente do conselho do Comitê de Censura da Malásia, Abdul Halim Abdul Hamid, disse: “Mesma decisão”.

Ele acrescentou que os distribuidores locais pediram uma revisão da medida. O comitê deve se reunir nesta quinta-feira.

O filme estreou na vizinha Cingapura nesta quinta-feira com uma classificação de “a critério dos pais”, e o lançamento mundial acontece nos próximos dias.

No ano passado, organizadores de Cingapura do musical “Les Miserábles” cortaram uma cena na qual dois atores homens se beijam para que o espetáculo mantivesse a classificação “geral” e atraísse um público maior.