Dieta da Sopa pode emagrecer de 4 até 8 Kg por mês

Regime evita carboidratos e incentiva o consumo de vegetais para emagrecer

São Paulo – Rica em verduras e legumes, a dieta da sopa ganhou popularidade nos últimos anos. O regime tem diferentes versões, mas, basicamente, consiste na substituição de até duas refeições do dia por sopas de vegetais, que podem ser incrementadas com carne e queijos magros. O emagrecimento de 4 a 8 quilos por mês depende da quantidade de calorias do cardápio, mas a recomendação é de que a sopa seja consumida nas duas principais refeições apenas por uma semana.

Nos dias seguintes, vale tomá-la uma vez a cada 24 horas para não ter efeitos colaterais, como cansaço, fraqueza e dores de cabeça. Na hora do preparo, não se deve bater os alimentos no liquidificador, para que eles mantenham o efeito de saciedade e não prejudiquem a mastigação. Para garantir a perda de peso com mais facilidade, é bom evitar o uso de carboidratos como massas, arroz, pão ou grãos calóricos, como feijão e grão-de-bico.

Apesar de incluir nutrientes recomendados por especialistas, é importante levar em conta que essa dieta não tem só pontos positivos. Ela não apresenta a quantidade adequada de proteínas e carboidratos de uma alimentação equilibrada e a perda de peso não se deve apenas à eliminação de gordura, mas também de líquidos e massa magra. Além disso, após interromper a rotina, é possível ganhar novamente os quilos perdidos, já que o metabolismo fica mais lento, e nem todos têm disposição (e paladar) para tomar sopa todos os dias.