Criador dos Muppets ganha exposição em Nova York

A exposição, que dura até janeiro de 2012, tem mais de 120 artefatos dos bastidores do universo de criação de Jim Henson

São Paulo – Caco, Piggy, Gonzo, Rizzo… Cada um dos personagens dos Muppets está presente na exposição-homenagem O Mundo Fantástico de Jim Henson, em cartaz neste momento no Museu da Imagem em Movimento, em Nova York. 

Os muppets são a versão para adultos dos bonecos que Jim Henson criou para Vila Sésamo. Caco, conhecido como um sapo atabalhoado na Vila, comanda – na verdade, tenta comandar – um espetáculo de artes. A maioria dos astros não tem exatamente muito talento: o comediante Urso Fozzie é sem graça, Miss Piggy se concentra em ser diva e o mágico alienígena Gonzo não ilude ninguém. Todo programa tem um convidado humano.

O designer e manipulador de bonecos tem uma longa história na TV mundial. Henson e seus personagens estrearam na tela em 1958, num canal restrito à cidade de Washington. Ao longo dos anos 60, seus programas foram ganhando projeção nacional em todos os formatos, de talk shows a animações e longa-metragens. Nos anos 80, o autor explorou novas direções com novas séries como A Rocha Encantada e o filme Labirinto, que teve participação do músico David Bowie.

A exposição, que dura até janeiro de 2012, tem mais de 120 artefatos dos bastidores do universo de criação de Henson – notas, rascunhos, fotografias, roteiros de TV, e storyboards.  O Mundo Fantástico de Jim Henson estará em cartaz até janeiro de 2012.