5 dicas para decorar o espaço gourmet

A varanda dos novos apartamentos ganha um novo conceito; confira as dicas essenciais para aproveitar o espaço

São Paulo – O espaço gourmet é um conceito recente que atualmente está presente na maioria dos lançamentos imobiliários. Trata-se de uma área de convivência integrada à casa ou ou apartamento que se destina à elaboração e degustação de alimentos. Além dos utensílios e eletrodomésticos tradicionais, o espaço inclui forno à lenha, churrasqueira, forno de pizza, e qualquer outro equipamento útil ao bom desempenho da culinária e ao convívio, de acordo com o tamanho deste espaço.

O mais comum nos novos apartamentos é que as varandas sejam transformadas em espaços gourmets. Muitas vezes elas já vêm até com churrasqueiras instaladas. Para aproveitar esta área de forma funcional, selecionamos cinco dicas fundamentais para uma boa decoração desse espaço; confira:

1 Decida o tema. Por ser uma área informal de lazer, você pode optar pelo rústico, com cadeiras de madeira, tons fortes na parede como terra, coral ou vermelho e churrasqueira de tijolos. Se a área for pequena, privilegie cores claras, que ajudam a ampliar o ambiente e deixar tudo mais clean.

2 Afaste a geladeira. Um dos erros mais comuns é deixar a geladeira próxima à churrasqueira e isso afeta o desempenho de ambos. De preferência deixe a pia entre a churrasqueira e a geladeira.

3 Seja prático. Neste espaço, que muitas vezes é pequeno, a decoração precisa facilitar. Não há o espaço grande da cozinha, onde todos os utensílios estão guardados, então deixe apenas o que for essencial. Aplique imãs nas paredes para segurar facas, tenha tábuas à mão e não se esqueça de deixar tudo no alto, longe das crianças!

4 Lembre-se da limpeza. O piso não deve ser escorregadio e precisa ajudar na limpeza. Escolha materiais como azulejos e pastilhas que não acumulam gordura e são fáceis de limpar.

5 Se não quiser utilizar o espaço como área gourmet, você pode igualar o piso se houver desnível e fazer uma extensão da sala, aproveitando a luz e o vento. Para isso, o adequado seria fechar a área com vidro para proteger estofados, divãs e cortina.