9 maneiras de deixar o seu quarto mais saudável

Alguns pontos devem ser levados em consideração para que o ambiente não prejudique seu sono ou sua saúde

São Paulo – No décor do quarto, tudo é muito pessoal. Lá é onde você vai descansar e passar boa parte do seu dia – ainda que seja dormindo. Mas de nada adianta o cômodo ficar lindo e não ser saudável.

A seguir, listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração para que o ambiente não prejudique seu sono ou sua saúde enquanto você dorme.

Qualidade do ar

1. Abra as janelas

É um ato simples que vai renovar o ar e refrescar o ambiente

2. Tenha plantas

Além de deixar o quarto mais bonito, as plantas liberam oxigênio e ajudam a filtrar o ar de compostos nocivos liberados por produtos de limpeza e fragrâncias. Segundo estudos da NASA, estas 19 plantas purificam o ar.

3. Purifique

Um filtro de ar silencioso é uma maneira eficiente de purificar o ar de poluentes, ácaros, pólen e pelos de animais.

Limpeza

4. Tire a poeira

Mesmo com o filtro de ar, é preciso limpar regularmente e afastar poeira do cômodo. Dê atenção especial às áreas que tendem acumular mais sujeira, como o chão, os rodapés, as janelas e os estofamentos.

5. Lave a roupa de cama

A roupa de cama acumula pele morta, sujeira e ácaros e isso pode causar problemas como acne e asma. Lave toda a roupa de cama semanalmente.

6. Renove os ares da cama

Arrume a cama antes de sair, estenda os lençóis, afofe os travesseiros e almofadas e deixe a cama arejada.

Toxinas ocultas

7. Travesseiro sem produtos químicos

Os modelos ergonômicos, com tecnologias para não deformarem, podem ser perigosos. Alguns de seus compostos podem causar dores de cabeça, náuseas e irritação nos olhos. Opte por travesseiros com materiais orgânicos como lã ou penas, ou com uma espuma de látex natural.

8. Cheque a qualidade do colchão

Você gasta muito tempo da sua vida em estreita proximidade com seu colchão. E alguns desses produtos podem ter materiais que fazem mais mal do que bem. Alguns deles já foram relacionados com alguns tipos de câncer, a defeitos congênitos e problemas de fertilidade. É bem assustador, por isso vale procurar um colchão orgânico, sem produtos químicos.

9. Afaste os equipamentos de trabalho

Nós sabemos que, principalmente nos espaços pequenos, cada metro deve ser aproveitado e, muitas vezes, um cômodo pode ter função dupla. Mas tente manter os equipamentos de escritório longe do quarto. Algumas pesquisas indicam que impressoras a laser, por exemplo, emitem partículas minúsculas no ar que podem ser perigosas.