Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

8 projetos criativos de hortas para ambientes fechados

Se você não tem um quintal e espaço, inspire-se nas sugestões a seguir e tenha uma horta na cozinha

São Paulo – Ter ervas frescas sempre à mão é um desejo daqueles que amam cozinhar. E se você acha que manter uma horta em casa é algo trabalhoso ou no mínimo requer espaço, se engana.

A pedido de EXAME.com, o site Viva Decora, especializado em projetos de decoração, elegeu com a ajuda de especialistas na área 8 ideias criativas de hortas cultivadas na própria cozinha. Confira a seleção a seguir:

Espalhada pela cozinha

(Viva Decora/Divulgação)

No projeto assinado por Ana Cano Milman, a ideia é espalhar por toda cozinha vasos com mudas de temperos. Além de funcional, os vasos também ajudam na decoração do ambiente.

Pouco espaço

(Viva Decora/Divulgação)

Já para quem tem uma cozinha pequena, a própria pia pode servir de apoio para que os vasinhos de ervas fiquem reunidos em um único espaço. A vantagem é que é que os temperos estão sempre à mão. O projeto foi assinado pelo Archdesign Studio.

Uma parede de ervas

(Viva Decora/Divulgação)

Já neste projeto assinado pela Sandra Araújo, uma parede inteira foi usada para o cultivo das ervas. Para quem tem muito espaço, esse tipo de horta permite plantar diversos tipos de ervas.

Pendurada na parede

(Viva Decora/Divulgação)

Outra ideia de horta vertical bem fácil de ser montada e pendurar os vasos em uma espécie de cerca na própria parede. A vantagem é que os vasos podem ser retirados e regados na área externa da casa. O projeto é de Ana Cano Milman.

Plantada na bancada

(Viva Decora/Divulgação)

Esse projeto assinado por Cristina Bozian é um tanto criativo, já que as ervas são cultivadas em um espaço próprio da bancada principal da cozinha e bem perto do fogão para facilitar a vida do cozinheiro.

No lugar do balcão da cozinha americana

(Viva Decora/Divulgação)

Cozinha americana é sempre charmosa e funcional, mas tudo bem em transformá-la em um espaço para o cultivo de algumas ervas.  Neste projeto da Casa Cor Paraná, a horta ganhou até iluminação especial.

Em cima da prateleira

(Viva Decora/Divulgação)

Se a pia da cozinha é pequena, manter os vasos com ervas plantadas em uma prateleira também pode ser uma opção para quem tem pouco espaço. O Archdesign Studio é o responsável pelo projeto.

Na sala de jantar

(Viva Decora/Divulgação)

Se a cozinha não for tão espaçosa, manter uma horta vertical na sala de jantar também pode ser estratégico e de quebra ajudar na decoração do ambiente. Lorrayne Zucolotto assinou o projeto.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Elbio Soares da Silva

    Não entendo como estas plantas sobreviverão sem a incidência de sol. Já fiz isto é não funcionou!